Polícias

Autorizadas promoções para 3.900 elementos da PSP e GNR

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 meses atrás em 11-08-2023

Um total de 3.900 elementos da PSP e da GNR vão ser promovidos este ano, segundo os despachos que autorizam as promoções hoje publicados em Diário da República.

PUBLICIDADE

Dos 3.900 elementos das forças de segurança promovidos, 1.548 são polícias da Polícia de Segurança Pública e 2.352 são militares da Guarda Nacional Republicana.

Nos despachos, o Governo justifica estas promoções com a necessidade “imprescindível de garantir o bom funcionamento” da PSP e GNR através, da promoção dos polícias e militares às categorias hierárquicas e ao posto imediato, “possibilitando o provimento dos postos de trabalho e cargos constantes da respetiva orgânica” por polícias e militares com a categoria e postos que legalmente lhes corresponde.

PUBLICIDADE

“Tendo em conta o nível de responsabilidade inerente às funções a exercer e atenta a especial relevância das competências que lhes estão atribuídas, assegurando-se, assim, a regularidade do seu exercício e o seu eficiente desempenho”, lê-se nos despachos, assinados pelo ministro da Administração Interna e secretárias de Estado do Orçamento, em substituição do ministro das Finanças, e da Administração Pública.

No caso da PSP, a maioria das promoções vão acontecer na categoria de agentes, em que 726 vão subir para agente principal, seguido dos 300 chefes que vão ser promovidos a chefe principal e os 250 agentes principal que vão para agente coordenador.

PUBLICIDADE

publicidade

Os efeitos remuneratórios das promoções na polícia produzem efeitos no sábado, enquanto na GNR as vagas são relativas a 2022, pelo que “produzem efeitos na data da prática do ato de promoção”.

A maioria das promoções na GNR é nos postos de cabo a cabo-chefe (916), de guarda principal a cabo (595) e de guarda a guarda principal (431).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE