Mundo

Autoridades pedem aos residentes na região do Donbass que saiam “agora”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-04-2022

O Governo ucraniano pediu hoje aos residentes do leste da Ucrânia para saírem da região “agora”, perante receios de uma grande e destrutiva ofensiva dos militares russos na região do Donbass, agora alvo prioritário do Kremlin.

PUBLICIDADE

As autoridades “apelam à população para que abandone já estes territórios e estão a fazer tudo para que as retiradas ocorram de forma organizada”, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk, citada pelo Ministério da Integração na rede Telegram.

O Governo de Kiev advertiu que as pessoas têm de sair “agora” sob pena de se arriscarem a “morrer” nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Se o exército russo lançar um grande ataque na região, “não poderemos depois ajudar” os habitantes, avisou a representante, “porque será praticamente impossível parar os combates”.

“Temos de evacuar a região enquanto essa possibilidade existe. Para já, ainda existe”, insistiu Iryna Verechtchuk, que coordena a organização dos corredores humanitários desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Os apelos surgiram também das autoridades locais da autoproclamada República Popular de Lugansk, que juntamente com Donetsk se situa no Donbass, pedindo à população que abandone a região “enquanto for seguro” e através de um dos nove corredores humanitários organizados para retirar civis.

“Apelo a todos os residentes do Oblast de Lugansk: saiam enquanto for seguro”, escreveu o governador da região, Serhiy Gaidai, na rede social Telegram.

A Rússia tem dito nos últimos dias que quer reposicionar as suas forças para centrar a sua ofensiva na “libertação” do Donbass, onde separatistas pró-russos lutam contra o exército ucraniano há oito anos.

Na terça-feira, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os militares russos estavam a fortalecer-se para “assumir o controlo de toda a região do Donbass” e construir “uma ponte terrestre com a Crimeia”, anexada pela Rússia em 2014.

“É nesta região que a maioria das forças ucranianas estão concentradas”, indicou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.563 civis, incluindo 130 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE