Conecte-se connosco

Câmaras

Autárquicas: PS vai ter, pelo menos, cinco novos candidatos

Publicado

em

O Partido Socialista muda de candidato(a) a presidente de Câmara Municipal, dentro de um ano, em, pelo menos, cinco dos 17 concelhos do distrito de Coimbra.

A par do Município da Figueira da Foz – cujo líder durante a última década já morreu, João Ataíde –, o PS acrescenta novos candidatos aos de Penacova, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua.

Devido ao falecimento de João Ataíde, a presidência da Câmara figueirense coube a Carlos Monteiro, que se perfilará para o cargo.

Em Penacova, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua saem de cena, respectivamente, Humberto Oliveira, Lurdes Castanheira, José Carlos Alexandrino e Mário Loureiro.

Os três primeiros estão impedidos de protagonizar recandidaturas, na sequência do cumprimento de três mandatos consecutivos; quanto a Loureiro, fez saber ao PS, invocando motivos do foro pessoal, estar indisponível para voltar a perfilar-se para o cargo.

Cabeça de lista pelo PSD, em 2005, Mário Loureiro aceitou ser, em 2009, o delfim de Ivo Portela (por ocasião da última recondução do outrora líder do Município de Tábua pelo PS), tendo protagonizado candidaturas socialistas em 2013 e em 2017.

Quanto ao PSD, que conquistou as lideranças de cinco dos 17 concelhos do distrito conimbricense, só carece de novo candidato para Pampilhosa da Serra, onde José Brito já cumpriu uma dúzia de anos na função presidencial.

Em Cantanhede, Mira, Arganil e Penela os prefeitos eleitos pelo PSD podem voltar a perfilar-se, só não sendo tida como certa, por ora, a recandidatura do autarca penelense, Luís Matias.

Às aspirações de subtrair ao Partido Socialista, pelo menos, as câmaras municipais de Figueira da Foz, Penacova, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, o PSD acrescenta a expectativa de apear Manuel Machado da presidência da de Coimbra.

Quanto ao PS (totalista de conquistas em Condeixa-a-Nova, tal como o PSD em Penela), são escassas as hipóteses de superar as 12 vitórias alcançadas.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com