Câmaras

Autarca de Mangualde eleito presidente do Conselho Regional do Centro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-12-2013

 O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo (PS), foi hoje eleito presidente do Conselho Regional do Centro, que também escolheu para vice-presidentes os autarcas de Ílhavo, Fernando Caçoilo (PSD), e da Marinha Grande, Álvaro Pereira (PS).

PUBLICIDADE

Para os cargos dirigentes do CRC foi apresentada, pelos presidentes das câmaras de Castelo Branco e da Guarda, Luís Correia (PS) e Álvaro Amaro (PSD), respetivamente, “uma lista única de consenso”, que obteve 70 votos a favor, seis votos brancos e um voto nulo, disse aos jornalistas, no final da reunião, o novo presidente daquele órgão.

Este conselho da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) reuniu-se ao final da tarde de hoje, em Coimbra, no auditório da CCDRC, para eleger os seus novos dirigentes, na sequência dos resultados eleitorais das autárquicas de 29 de setembro de 2013 e com as quais os anteriores terminaram o seu mandato.

PUBLICIDADE

publicidade

João Azevedo sucede na liderança do CRC a Álvaro Amaro, eleito para o lugar há perto de três anos, na sequência do abandono do também social-democrata Carlos Encarnação por ter deixado a presidência da Câmara de Coimbra, em dezembro de 2010.

O CRC tentará “desenvolver um trabalho de grande proximidade com as comunidades regionais e intermunicipais de forma a entender quais são os anseios e preocupações de quem tem responsabilidades em cada concelho para depois as transmitir à CCDRC e ao seu presidente”, disse João Azevedo, considerando que esta atitude é fundamental para que, “em conjunto, possa ser feito um trabalho com consequências positivas para as populações”.

PUBLICIDADE

A promoção da criação de emprego é a principal preocupação do novo presidente do CRC, que também neste plano partilha a estratégia que tem vindo a ser defendida pelo presidente da CCDRC, Pedro Saraiva, sublinhou.

Pedro Saraiva assegurou, por seu lado, que “valoriza imenso o Conselho Regional”, que não deixará de ouvir em relação às “grandes decisões estratégicas” para a região.

O presidente da CCDRC revelou, por outro lado, que “hoje mesmo” esta “Comissão remeteu ao Governo a primeira versão do programa operacional regional do Centro”, para aplicação de fundos europeus no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

Órgão de natureza consultiva, o Conselho Regional é composto pelos presidentes dos 78 municípios que integram a CCDRC, dois representantes das freguesias e um de cada entidade com assento na comissão permanente de concertação social do Conselho Económico e Social.

Fazem igualmente parte daquele órgão dois elementos indicados pelas universidades sediadas na região (Aveiro, Beira Interior e Coimbra) e um pelos institutos politécnicos, um representante da Associação Nacional das Regiões de Turismo e outro das organizações não-governamentais do ambiente.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE