Cidade

Atleta da APCC condecorado pelo PR

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-11-2016

O atleta António Marques e o treinador Emílio Conceição, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), estiveram ontem – 9 de novembro – entre os homenageados pelo Presidente da República, enquanto membros da missão aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

a

António Marques foi mesmo agraciado com o título de Comendador da Ordem de Mérito, por ter sido um dos atletas nacionais a regressarem do Brasil com uma medalha.

PUBLICIDADE

Esta foi, de resto, a oitava medalha do atleta em sete paralimpíadas: ao bronze do Rio (conquistado com a equipa BC1/BC2) juntam-se duas medalhas de ouro, três de prata e uma outra de bronze no boccia, além de mais uma medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão). A maior parte destas conquistas foram feitas com Emílio Conceição enquanto treinador, ele que no Brasil participou nos seus sextos Jogos Paralímpicos.

A cerimónia de homenagem decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, e nela foram também condecorados os medalhados portugueses nos Jogos Olímpicos e homenageados todos os participantes na olimpíada do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

António Marques é o praticante mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas, além de ser também o jogador que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia. Nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos, o novo Comendador é utente da APCC desde os 14 e foi na instituição que se iniciou no desporto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE