Coimbra

Associação Empresarial diz que Câmara é responsável pelo cemitério de comércio na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-06-2019

 

PUBLICIDADE

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra afirma que desde a sua génese tem assistido ao “definhar do setor do comércio na Baixa e Baixinha de Coimbra”.

Um setor que num passado, não muito distante, era, segundo a NERC, uma das bandeiras e pontos de atração à cidade.

PUBLICIDADE

A associação liderada por Pina Prata afiança que “é com bastante preocupação que a NERC tem assistido à desertificação da Baixa e Baixinha de Coimbra, onde as ruas se tornaram cada vez mais um enorme cemitério de comércio.

A NERC garante qye a Câmara Municipal de Coimbra tem sido incompetente na criação de políticas e iniciativas efetivas de promoção e dinamização do comércio na Baixa e Baixinha de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos assistido sim, a medidas de afastamento e despromoção deste setor, naquele que era o coração da cidade a nível de comércio retalhista, que vai desde a perseguição dos comerciantes, por parte da polícia municipal, nas cargas e descargas, na seguranca e à falta de limpeza da via pública em várias ruas dedicadas exclusivamente na Baixa e Baixinha, bem como à falta de atendimento dos comerciantes na Câmara Municipal” lamenta a NERC.

A NERC defende que “os cada vez menos comerciantes, que ainda sobrevivem, não podem ser vistos pela Câmara Municipal de Coimbra apenas como pagadores de IMI – Imposto Municipal Sobre Imóveis, e de impostos e taxas e taxinhas e eles são essenciais para garantir que a Baixa e Baixinha não se tornam em zonas fantasmas”. 

Com vista a “evitar um agravamento da situação da Baixa e Baixinha”, a NERC afirma que “é urgente promover uma política efetiva de renovação urbana de toda a Baixa e Baixinha, para promover a atração de população para uma zona que carece de uma rápida intervenção de tão degrada que está”.      

A NERC defende que é necessário dinamizar toda a zona de Património Mundial da Unesco na Baixa, onde vários monumentos não têm o devido destaque, na promoção da cidade, enquanto local turístico, de forma a trazer mais pessoas para a baixa e ajudar o comércio local da Baixa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE