Universidade

Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra evoca Camacho Vieira

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-03-2023

A Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC) vai assinalar, na próxima segunda-feira (dia 13), o 5.º aniversário do falecimento do médico Augusto Camacho Vieira, uma das figuras mais destacadas da canção de Coimbra.

PUBLICIDADE

Haverá uma romagem, pelas 15 horas, ao jazigo onde está sepultado no Cemitério da Conchada, com uma deposição de flores, intervenções alusivas ao homenageado e uma breve actuação musical por elementos da Secção de Fado da AAC.

Natural de Godinhela (Miranda do Corvo), Augusto Camacho Vieira licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especializando-se em ortopedia e traumatologia.

PUBLICIDADE

A par com os estudos, dedicou-se à canção coimbrã, depressa atingindo grande notoriedade como compositor e intérprete. Foi ele o cantor na primeira serenata de Coimbra transmitida pela Emissora Nacional, em 1946. As suas primeiras gravações datam de 1953, e a partir daí são muitos os discos que gravou, acompanhado por alguns dos mais notáveis músicos de Coimbra. Em 2004, quando já tinha 78 anos, ainda foi editado o seu último trabalho discográfico, intitulado “A. Camacho – Coimbra Encantada”.

Em 2011, a MinervaCoimbra editou a obra intitulada “O Canto e a Música de Coimbra – Fotobiografia do Dr. Augusto Camacho Vieira”, da autoria de Manuel Marques Inácio. Ali se referem vários detalhes do seu percurso, incluindo a participação no Orfeon Académico e na Tuna Académica de Coimbra, bem como em diversos grupos desta área musical.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da música, destacou-se também na Medicina Desportiva, tendo sido médico do Club de Futebol “Os Belenenses” durante mais de três décadas, tal como da Federação Portuguesa de Futebol.

Por tudo isso recebeu diversas distinções, entre as quais a de Comendador da Ordem de Mérito pela Presidência da República e a Medalha de Honra do Ministério da Educação e Cultura.

Faleceu em Lisboa, a 13 de Março de 2018, com 92 anos.

Correspondendo ao seu desejo de ser sepultado em Coimbra, seria trasladado a 18 de Maio de 2019 para o Cemitério da Conchada, onde está sepultado ao lado de Luís Goes, no jazigo da Câmara Municipal de Coimbra dedicado, como refere a placa ali colocada pelo Município, “à imortalidade de figuras ilustres da Academia e da cidade de Coimbra”.

A AAEC convida os amigos e admiradores de Camacho Vieira a participar nesta homenagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE