Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

Associação diz que Portugal está “na liderança da descida de preços nos pacotes” de comunicações

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-04-2021

 A associação dos operadores Apritel afirmou hoje que Portugal está “na liderança da descida de preços nos pacotes” de comunicações eletrónicas, apontado que os dados do Eurostat de março “demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva”.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a associação dos operadores de comunicações eletrónicas salienta que, “nos últimos 12 meses, a competitividade do setor nacional sai reforçada: em média este índice dos preços reduziu-se 1,2%, enquanto na UE27 apenas desceu 0,3%”.

Os preços das telecomunicações praticados em Portugal é um assunto que tem sido alvo de discórdia entre os operadores de telecomunicações e a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

PUBLICIDADE

publicidade

“Nos serviços em pacote, aqueles que, de acordo com dados da Anacom, as famílias portuguesas cada vez mais preferem, e que no final de 2020 já eram subscritos por 88 em cada 100 famílias, Portugal é o segundo país onde os preços mais baixaram nos últimos 12 meses: -2,6%”, salienta a Apritel.

A associação aponta que “mais uma vez o preço das comunicações desce mais em Portugal do que na Europa” e que o país está “na liderança da descida de preços nos pacotes de comunicações”, subscritos por 88% das famílias portuguesas.

PUBLICIDADE

A Apriteel sublinha que, como “tem vindo a alertar, os comparativos de evolução de preços suportados no IHCP do Eurostat não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, apenas a evolução dos mesmos, e com as devidas precauções”.

Refere também que “os enviesamentos da análise são tanto maiores quanto maior for a série temporal, na medida em que o IHCP altera os pesos de cada componente, de ano para ano, o que impõe limitações às conclusões que podem ser retiradas de séries históricas longas do mesmo índice” e “esse tipo de análise apenas releva para avaliações macroeconómicas, como as da inflação, para as quais o IHCP foi criado”.

No final de fevereiro, o regulador Anacom tinha divulgado que o aumento dos preços de comunicações em Portugal “supera em 16 pontos percentuais a redução observada na União Europeia” entre final de 2009 e janeiro deste ano.

Segundo a Anacom, entre final de 2009 e janeiro de 2021, “os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,4%, enquanto na União Europeia diminuíram 9,9%”.

A diferença, “que é de 16,3 pontos percentuais, estreitou-se com a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-UE”, referiu na altura o regulador.

No final de fevereiro, a Anacom apontou que, nos últimos 12 meses, “a taxa de variação média dos preços das telecomunicações em Portugal foi de -1,9%”, ou seja, “1,8 pontos percentuais abaixo da registada pelo IPC (-0,1%), ocupando Portugal, segundo o Eurostat, o 21.º lugar no ‘ranking’ das variações mais elevadas, ou o 7.º das variações mais baixas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com