Educação

Associação Académica de Coimbra alerta: “Violência Doméstica, o crime que mata mais em Portugal”

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 14-02-2024

Na semana em que se assinala o Dia dos Namorados, a Associação Académica de Coimbra  (AAC) colocou na fachada do Edifício-Sede uma lona em homenagem a todas as vítimas de violência doméstica em contexto de relações de intimidade entre janeiro e novembro de 2023, alertando e evidenciando que encaramos um crime que se assume como o mais denunciado e o que mais mata em Portugal.

PUBLICIDADE

A AAC criou uma Unidade de Apoio à Vítima, ação que se integra numa campanha de sensibilização relativamente à violência doméstica, mais concretamente à violência no namoro.

“O principal objetivo é a existência de uma rede de apoio fidedigna e qualificada, capaz de encaminhar a vítima mediante a condição concreta”, lê-se numa nota enviada ao Notícias de Coimbra, reconhecendo “a dimensão, a atualidade e a preocupação associadas a este crime”.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, a AAC disponibilizará uma rede de marcações de consultas no website da AAC que, imediatamente e mediante o preenchimento, seguirá para o correio eletrónico de um profissional de saúde destinado para esse efeito.

Para Renato Daniel, presidente da AAC, o desenvolvimento deste mecanismo por parte da AAC tem “um duplo objetivo”. Em primeiro lugar “consciencializar a sociedade civil para esta problemática” e, por outro lado, criar “um mecanismo que funcione em proximidade com o estudante, sigiloso e eficiente na resolução e encaminhamento das vítimas”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE