Primeira Página

As 7 propostas “a custo zero” para este fim de semana em Coimbra

António Alves | 3 meses atrás em 19-01-2024

Visitas guiadas, espetáculos musicais e uma mostra de artes e ofícios fazem parte do programa escolhido pelo Notícias de Coimbra para o terceiro fim de semana de janeiro. E não precisa de gastar um cêntimo.

PUBLICIDADE

Depois de alguns dias de chuva, o tempo frio está de regresso. Por isso, pode e deve aproveitar para fazer uma caminhada na cidade de Coimbra e até aproveitar algumas das propostas culturais gratuitas que estão programadas para este fim de semana em vários espaços da cidade.

No sábado, 20 de janeiro, deixamos-lhe a sugestão de acompanhar duas propostas na zona do Pátio da Inquisição. Pelas 15:30, está prevista uma visita guiada à exposição “Judeus de Coimbra | da Tolerância à Perseguição | Memórias e Materialidades” no Edifício da Inquisição.

PUBLICIDADE

Uma hora depois (16:30), pode conhecer melhor a exposição que celebra o centenário do nascimento de Fernando Lanhas, percursor do abstraccionismo em Portugal, e que está a decorrer no Centro de Artes Visuais (CAV). “Fernando Lanhas – Sabe o que não sabes” é o título.

Se gosta de arquitetura e arte, sugerimos uma visita à exposição “Todos os tempos se cruzarão” integrada no ciclo “Cuidar de um país” e que está a decorrer na Sala da Cidade (junto aos Paços do Concelho). Uma coorganização do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra que pode ser visitada no sábado ou no domingo depois de almoço.

PUBLICIDADE

publicidade

Os amantes da fotografia não devem perder as exposições na Casa Municipal da Cultura e no Convento São Francisco. No primeiro caso, tratam-se dos trabalhos da primeira edição do concurso promovido pela Câmara Municipal de Coimbra em homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da cidade na área da fotografia, Varela Pècurto.

Já na margem esquerda, é a vez da mostra “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”, de Uliano Lucas, e que dá a conhecer 56 imagens de deslocações feitas por este fotógrafo à Guiné-Bissau (1969), Angola (1972) e Portugal (1974).

A música também faz parte das propostas do Notícias de Coimbra. No sábado, pelas 21:00, a Praça do Mercado no Mercado D. Pedro V recebe o espetáculo de João Nuno Teixeira.

No domingo, 21 de janeiro, as ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz acolhem a Mostra de Artes e Ofícios. Uma iniciativa que pretende promover o património material e imaterial de Coimbra e da região, na vertente do artesanato, com exibição de trabalhos ao vivo. Às 15:00, está previsto um momento de animação pelo Grupo de Concertinas Foles e Cantorias.

Veja a agenda proposta pelo Notícias de Coimbra

Sábado

11:00 – Exposição Prémio de Fotografia Varela Pècurto na Casa Municipal da Cultura. Encerra às 12:30 e reabre entre as 14:00 e as 19:00.

14:00 – “Todos os tempos se cruzarão” na Sala da Cidade. Encerra às 19:00.

15:30 – Visita guiada à exposição “Judeus de Coimbra | da Tolerância à Perseguição | Memórias e Materialidades” no Edifício da Inquisição

16:30 – Visita guiada à exposição “Fernando Lanhas – Sabe o que não sabes” no Centro de Artes Visuais (CAV)

21:00 – Espetáculo musical de João Nuno Teixeira na Praça do Mercado (Mercado D. Pedro V)

Domingo

09:00 – Montra de Artes & Ofícios nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz. Encerra às 19:00.

15:00 – Exposição “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”, de Uliano Lucas, na Galeria. Encerra às 20:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE