Região

Artur Fresco é o novo presidente da Câmara de Mira e admite candidatura em 2025

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 30-08-2023

O novo presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, admitiu hoje a possibilidade de se candidatar às eleições autárquicas de 2025 e garantiu que até lá vai continuar o trabalho deixado por Raul Almeida.

PUBLICIDADE

Após a eleição como presidente da Turismo Centro de Portugal, no dia 26 de julho, o até agora presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, renunciou à presidência da autarquia.

Artur Fresco, vice-presidente do município, assumiu hoje a liderança da Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, até ao final do atual mandato, e admitiu uma candidatura nas eleições autárquicas de 2025.

PUBLICIDADE

“A minha candidatura ou não nas eleições de 2025 será um pouco o resultado do nosso trabalho destes dois anos que faltam e depois, obviamente, passará também pela avaliação da Comissão Política [do PSD], que tem uma palavra fundamental a dizer. […] Admito [essa possibilidade], mas não depende só de mim”, sublinhou Artur Fresco.

Questionado acerca do trabalho a ser feito nos próximos dois anos, o autarca referiu que há obras que estão em curso que vêm do mandato do antigo presidente e explicou que a ideia será continuar esses projetos, deixando o seu “cunho pessoal num futuro a curto e a médio prazo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Há um conjunto de empreitadas – umas que já iniciaram e outras a começar em breve – que serão terminadas até ao final deste mandato.

Exemplo disso é o Centro de Recolha de Animais, na Praia de Mira, a requalificação da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, da Rua Óscar Moreira da Silva, e do centro de saúde da vila (Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Mira), entre outras.

Já a médio prazo, Artur Fresco ambiciona que seja viabilizada a construção de um nó de acesso à Autoestrada 17 (A17), junto à zona industrial de Montalvo.

“Em alternativa, se isto não for possível, ou do lado nascente ou poente, podemos ter aqui uma intervenção para criar uma via paralela à A17, para levar o trânsito dos camiões pesados diretamente ao nó dos leitões, que é em linha reta. Trata-se de um quilómetro, talvez”, apontou.

A ideia é “captar a implementação de novas indústrias” naquele local.

Outros dos propósitos passa, nomeadamente, por criar uma “rota turística integrada”, valorizando o património natural e cultural, como é o caso da casa gandaresa, e também formar um “festival das comunidades”, a fim de facilitar a integração dos imigrantes no território.

A saída de Raul Almeida obriga à entrada do sexto nome da lista, Adriana Sousa, para o cargo de vereadora, em regime de meio tempo, que ficará com pelouros ligados à Ação Social.

O presidente do município vai assumir os pelouros que eram do ex-presidente e ainda o pelouro de Finanças e Contabilidade e da Universidade Sénior.

Artur Fresco, natural da freguesia de Mira, licenciou-se em Educação Musical na Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo lecionado esta disciplina em vários Agrupamentos de Escolas da zona Centro.

Eleito em 2013 para o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Mira, foi reeleito em 2017 para um segundo mandato, tendo assumido o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Mira desde setembro de 2021.

Veja o vídeo com a entrevista a Artur Fresco:

Veja o vídeo da tomada de posse:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE