Coimbra

Artesanato e gastronomia local na Feira de Outono em Coimbra

António Alves | 6 meses atrás em 09-11-2023

A União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, em Coimbra, organiza nos dias 18 e 19 de novembro (sábado e domingo) a 4.ª edição da Feira de Outono. Esta iniciativa, que decorre em simultâneo com o II Concurso de Espantalhos, realiza-se no Centro Social e Polivalente da Palheira.

PUBLICIDADE

Cultura, artesanato, gastronomia, música, desporto e lazer são as propostas da autarquia que tem como objetivo “promover os artesãos, as coletividades e as associações da freguesia”. António Teodoro, presidente da junta, afirmou ao Notícias de Coimbra que estão inscritos 17 artesãos de Assafarge e Antanhol. “Tivemos muitas propostas de fora da freguesia, mas recusamos”, afirmou.

Na zona das refeições, uma dezena de coletividades locais vão dar a conhecer “o melhor da gastronomia local”. Sopa da Pedra, Caldo Verde, Sandes de Leitão, Iscas de Fígado, Porco no Espeto e doces tradicionais são alguns dos pratos que estarão disponíveis para consumo ao jantar de sábado e no almoço de domingo.

PUBLICIDADE

Este ano, a novidade é a instalação no meio do recinto de um insuflável para os mais novos, o que levará a que haja uma redução do número de lugares sentados – de 200 para 150 lugares – nos dois períodos em que irão ser servidas refeições no pavilhão.

No domingo à tarde, decorre o II Concurso de Espantalhos. A iniciativa foi um sucesso em 2022, tendo a junta decidido repetir em 2023. “No ano passado, tivemos 15 espantalhos a concurso. Este ano, esperamos manter ou aumentar o número de bonecos que serão avaliados por um júri”, frisou António Teodoro.

PUBLICIDADE

publicidade

Os três melhores espantalhos terão direito a prémios: 150, 100 e 50 euros em dinheiro para os bonecos “mais criativos”. As portas da feira abrem no sábado, 18 de novembro, às 17:00. O primeiro momento de animação está marcado para as 19:00 com a Tuna da Amizade. Pelas 21:30 é a vez do Grupo Nova Imagem.

No domingo, 19 de novembro, as portas do centro abrem às 11:00, mas as tasquinhas só começam a funcionar pelas 12:30. Às 15:00, têm lugar as atuações do Rancho Típico da Palheira e do Grupo Etnográfico de Cantares e Danças de Assafarge. O concurso de espantalhos tem lugar às 17:00 e antes do encerramento da feira, previsto para as 19:00, tem lugar o sorteio de um baptismo de voo.

O investimento da União de Freguesias de Assafarge e Antanhol ronda o milhar de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE