Coimbra

Arte Via da Lousã lança plataforma digital para festivais literários da lusofonia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-11-2019

A Arte Via – Cooperativa, com sede na Lousã, distrito de Coimbra, lançou hoje a plataforma digital dos festivais literários da lusofonia, com o objetivo de dar um impulso à língua portuguesa.

PUBLICIDADE

Segundo a presidente da cooperativa, Ana Filomena Amaral, que desde 2018 organiza o Festival Literário Palavras de Fogo, a plataforma é “gratuita, dinâmica, em constantes construção” e tem como objetivo “unir os festivais dos países lusófonos”.

PUBLICIDADE

“Há muito trabalho para fazer ao nível das parcerias e intercâmbio para favorecer o desenvolvimento e a projeção da língua portuguesa, que é o objetivo máximo desta plataforma”, disse Ana Filomena Amaral, em conferência de imprensa, no Museu do Circo, em Foz de Arouce (Lousã).

De acordo com a escritora, que em janeiro estará presente como convidada no Jaipur Literature Festival, na Índia, considerado o maior festival literário com entradas gratuitas do mundo, a plataforma conta já com 16 festivais representados, de Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

A plataforma digital, desenvolvida gratuitamente pela empresa AG3 Digital, de Leonardo Simões, é aberta e pode também ser acedida através de dispositivos móveis.

No final de 2018, a Arte Via Cooperativa lançou também uma plataforma digital para festivais literários europeus, cujo balanço, segundo Ana Filomena Amaral, “é excelente, porque [estão] sempre a receber inscrições de novos festivais”.

“Quando decidimos realizar a primeira edição do nosso festival tivemos algumas dificuldades em começar porque não tínhamos contactos com festivais congéneres e, então, pensámos que estas plataformas podem ser uma ajuda para quem quer começar a organizar festivais ou encontros literários”, salientou.

Na conferência, Ana Filomena Amaral anunciou que a terceira edição do Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo vai decorrer de 03 a 17 de junho de 2020, em 12 concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria.

Criado em 2018 para homenagear as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande (Leiria), o festival do próximo ano é dedicado à antiga primeira-ministra Maria de Lurdes Pintassilgo, que faz 90 anos do seu nascimento, e ao escritor Fernando Namora, que assinala este ano o seu centenário.

O tema transversal a todos os festivais da Arte Via-Cooperativa o tema “Cuidar o futuro”, tónica muito particular nas questões ambientais, “que é a prioridade das prioridades atualmente”.

No lançamento da plataforma digital, intervieram via Skype os brasileiros Gisele Ferreira, curadora do Festival Literário de Poços das Caldas (Minas Gerais), Júlio Silvério, curado do festival Ler, no Rio de Janeiro, e o moçambicano Danito Avelino, diretor do Festival do Livro Infantil da Beira, que salientaram a importância da plataforma na aproximação e divulgação cultural.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE