Região

 Arganil recebe espólio arqueológico de acampamento militar romano

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 15-01-2024

A Câmara de Arganil recebeu o espólio arqueológico do acampamento militar romano da Lomba do Canho, situado naquele concelho, atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito de um protocolo de doação.

PUBLICIDADE

“Estamos muito honrados por acolher no nosso Núcleo de Arqueologia peças únicas e com valor patrimonial tão significativo”, disse Luís Paulo Costa, presidente daquela autarquia do distrito de Coimbra, em comunicado.

O autarca comprometeu-se, em nome do município, a “preservar e partilhar” aquela herança cultural “única” com a comunidade, com quem os visita e com as gerações futuras.

PUBLICIDADE

A nota refere que “a doação promovida pela Faculdade de Letras [de Lisboa] enquadra-se numa política de doação a autarquias e museus de espólio arqueológico de coleções já estudadas e que se encontram à guarda do Centro de Arqueologia, centrada no princípio da congregação de toda informação de um sítio arqueológico num só local”.

Da coleção doada fazem parte o acervo de João Carlos de Senna-Martinez referente às escavações arqueológicas realizadas nos anos 50 do século XX e entre 1979 a 1984 no sítio designado de Moinhos de Vento 1, 2 e 3, no monte da Lomba do Canho.

PUBLICIDADE

publicidade

Este conjunto inclui, além de espólio arqueológico, documentação escrita, fotografias e desenhos de campo e de materiais.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1959, o antigo acampamento romano da Lomba do Canho encontra-se em processo de reclassificação para Monumento Nacional.

“A conclusão do processo está apenas dependente da homologação do Ministro da Cultura”, explicou Luís Paulo Costa, considerando que a requalificação “fará jus” a um dos elementos patrimoniais mais importantes daquele território, “que nem sempre foi tratado da forma como lhe era devida”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE