Região

Arganil recebe espólio arqueológico da Lomba do Canho

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 16-01-2024

O Município de Arganil recebeu espólio arqueológico do acampamento militar romano da Lomba do Canho, na sequência de um protocolo de doação celebrado com a Faculdade de Letras de Lisboa, no dia 9 de janeiro, naquela instituição de ensino.

PUBLICIDADE

Da coleção adquirida fazem parte o acervo de João Carlos de Senna-Martinez, referente às escavações arqueológicas realizadas nos anos 50, da responsabilidade de João de Castro Nunes, e também às escavações realizadas entre 1979 a 1984, do sítio designado de Moinhos de Vento 1, 2 e 3, localizado no monte da Lomba do Canho. Este conjunto inclui, além de espólio arqueológico, documentação escrita, fotografias e desenhos de campo e de materiais.

Para Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, que se juntou ao diretor da Faculdade de Letras, Miguel Tamen, para a assinatura do documento, manifestou a sua satisfação pela valiosa e significativa contribuição que o acervo representa para o património arganilense.

PUBLICIDADE

“Estamos muito honrados por poder acolher no nosso Núcleo de Arqueologia peças únicas e com valor patrimonial tão significativo”, enalteceu Luís Paulo Costa, comprometendo-se, em nome da Autarquia, a “preservar e partilhar esta herança cultural única com a comunidade, com quem nos visita e com as gerações futuras.”

O Município de Arganil, através do Núcleo de Arqueologia, torna-se agora depositário da coleção entregue, ficando responsável pelo seu tratamento, à sua correta conservação física, bem como à sua disponibilização e consulta.

PUBLICIDADE

publicidade

A doação promovida pela Faculdade de Letras enquadra-se numa política de doação a autarquias e museus de espólio arqueológico de coleções já estudadas e que se encontram à guarda do Centro de Arqueologia, centrada no princípio da congregação de toda informação de um sítio arqueológico num só local.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE