Carteira

Aquecimento global afetará o preço dos alimentos? Portugueses acham que sim

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-01-2023

Um inquérito da “Healthy & Sustainable Living 2022”, publicado em dezembro de 2022, mostra que os consumidores estão cada vez mais conscientes para as consequências das alterações climáticas. Em Portugal, 73% da população diz que sentiu o efeito das alterações climáticas através do aumento do preço dos alimentos, um valor bastante superior à média geral dos 31 países analisados. 

PUBLICIDADE

O trabalho revelou que, nos 31 países, a população sente-se cada vez mais afetada pelas alterações climáticas e relacionam estas mudanças com o aumento dos preços da comida. Ainda assim, os portugueses afirmam que o efeito mais sentido foi o calor extremo e, em terceiro lugar, a seca.

“Os eventos climáticos extremos, despoletados pelas alterações climáticas, como as secas, incêndios ou inundações, exercem pressão sobre os sistemas alimentares a nível mundial, uma vez que danificam culturas e infraestruturas agrícolas. Como resultado das dificuldades acrescidas que têm de ser suportadas pelos agricultores, as alterações climáticas acabam por provocar uma maior  flutuação nos preços dos alimentos”, lê-se no artigo.

PUBLICIDADE

O estudo envolveu cerca de 30 mil pessoas de 31 países dos vários continentes e informa que os consumidores portugueses e não só estão cada vez mais conscientes para os diferentes efeitos das alterações climáticas. No entanto, embora a maioria afirme que estão dispostos a pagar um valor mais alto para consumir produtos e serviços sustentáveis são cada vez menos aqueles que tomam esta decisão no seu dia a dia.

Segundo o artigo, o inquérito conclui que é cada vez mais importante que as marcas tentem facilitar o acesso a produtos sustentáveis através da diminuição do custo ao consumidor final ou arranjando alternativas para que as pessoas adotem hábitos mais sustentáveis. Em Portugal, por exemplo, 86% dos inquiridos referiu que tem por hábito usar um saco próprio quando vai às compras e 76% afirma que faz reciclagem e tenta poupar no aquecimento para tentar preservar o ambiente.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE