Economia

Aprenda a investir dinheiro (com sucesso)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 13-02-2024

Os portugueses são dos que menos poupam.

PUBLICIDADE

Veja 10 conselhos da DECO PROteste para aprender a gerir o dinheiro com sucesso:

  1. Antes de investir, elimine as dívidas: Enquanto não se libertar das dívidas, não adianta estar a poupar. Não falamos em empréstimos de longo prazo (compra de casa), mas sim aos pequenos créditos.
  2. Atenção à fonte de informação: Cuidado com os conselhos dos amigos, com o gestor de conta, pois ainda que não sejam mal-intencionados, não são a fonte mais credível, bem como ao número cada vez maior de influenciadores digitais.
  3. Inicie a poupança para a reforma quanto antes: O ideal seria subscrever um PPR assim que começa a trabalhar, na casa dos 20 anos – tem mais anos de poupança, beneficia do efeito de capitalização e pode aplicar em produtos com maior percentagem de ações (mais risco) .
  4. Encare a poupança como um encargo regular: Não poupe apenas o que sobra no final do mês, pois corre o risco de não fazer qualquer poupança de forma disciplinada e regular. Por exemplo, pode programar transferências automáticas para evitar o “esquecimento”. É preferível encarar a quantia que põe de lado como um investimento pessoal, de que usufruirá no futuro.
  5. Crie um fundo de emergência: Antes de pensar em qualquer investimento, sobretudo de risco, é importante criar o que designamos de “fundo de emergência”. Na prática, é uma almofada financeira (de, pelo menos, seis salários). Permite, a qualquer momento, fazer face a imprevistos e evitar ter de recorrer ao cartão de crédito, suportando taxas de juro elevadas, em regra, de dois dígitos.
  6. Tenha a inflação como referência de rendimento: A inflação é a subida dos preços na economia. Se a sua poupança valorizar menos do que a taxa de inflação significa que o seu dinheiro está a perder valor.
  7. Não invista em produtos estranhos: Cuidado com o investimento em produtos que não conhece ou não entende.
  8. Diversifique por vários bancos e produtos: Não coloque todas as poupanças no mesmo banco, nem no mesmo produto.
  9. Arrisque, mas apenas com o dinheiro de que não necessite: Aplique nos produtos com maior risco apenas o montante que tem a certeza de que não vai necessitar a curto ou médio prazo. Produtos que não tenham o capital garantido, como fundos de investimento ou ações, só mesmo para prazos superiores a cinco anos.
  10. Escolha os produtos de acordo com o seu perfil: Há quem lide bem com o risco, há quem abomine. Conheça o seu perfil de risco, o seu grau de aceitação, os conhecimentos e o tempo disponível para procurar informação sobre produtos e mercados mais complexos. Os produtos financeiros que subscreve devem ser adequados ao seu perfil.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE