Saúde

Aprenda a distinguir os diferentes tipos de dor de cabeça e a combatê-las

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 11-05-2023

Provavelmente, a dor de cabeça será a doença que mais afeta as pessoas no mundo. Há quem a tenha diariamente, há quem a tenha uma vez por outra, certo é que existem diferentes tipos de dor de cabeça.

PUBLICIDADE

As suas diferenças têm a ver com a sua origem, causas e sintomas principais. Para cada um dos tipos de dor de cabeça, há também um tratamento distinto. Dos analgésicos e anti-inflamatórios, aos anti-histamínicos e descongestionantes, há muito para saber sobre dores de cabeça.

“Segundo a Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), 90% das cefaleias são de origem primária e necessitam de tratamento adequado. A dor de cabeça tensional é o tipo mais frequente e as enxaquecas as mais incapacitantes”, segundo o e-Konomista.

PUBLICIDADE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera mesmo as dores de cabeça uma das 20 doenças causadoras de maior índice de incapacidade. Fique, agora, a conhecer as mais diversas tipologias:

Dor de cabeça tensional: Caracteriza-se pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo. As causas podem variar da má postura, stress ou ansiedade. Nestes casos, há uma pressão que afeta os dois lados da nuca ou testa, assim como uma sensibilidade na zona dos ombros, pescoço e couro cabeludo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Para aliviar este tipo de desconforto, deve relaxar, massajar o couro cabeludo, tomar um banho quente e fazer movimentos que contrariem essa dor. Se nada resultar, pode sempre optar pela toma de algum analgésico”, aconselha.

Enxaqueca: A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode mesmo ser acompanhada de náuseas, vómitos, sons, tonturas e sensibilidade à luz solar. Os seus efeitos podem durar de 3 horas a 3 dias. A pressão pode incidir mais sobre um lado da cabeça e pode mesmo chegar a afetar a visão, causar sensibilidade a certos cheiros e dificultar a concentração.

Nestas situações, o mais recomendado é tomar analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos que causem a constrição dos vasos sanguíneos e bloqueiam a dor e antieméticos (medicamentos que evitam as náuseas e os vómitos).

Dor de cabeça associada à sinusite: A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que causa dor de cabeça ou na face. O desconforto aumenta quando a pessoa se baixa ou se deita. Além da dor de cabeça, pode haver uma dor na zona do nariz e dos olhos, corrimento e congestão nasal, tosse, febre e mau hálito. “Neste caso, são especialmente recomendados anti-histamínicos, descongestionantes e analgésicos. Em certas situações, pode mesmo ser necessária a toma de antibiótico”, de acordo com o artigo do e-Konomista.

Cefaleia em salvas: É uma doença rara que se caracteriza por uma dor de cabeça muito forte e lancinante. “O desconforto é superior ao provocado pela enxaqueca e é, apenas, afetado um lado da face. Esta dor pode surgir durante o sono. Além destes sintomas, pode haver lugar a corrimento nasal, inchaço da pálpebra e vermelhidão e lacrimejamento do olho”, conta.

Para atenuar a dor e a sua duração, é sugerida a administração de anti-inflamatórios não esteróides e analgésicos fortes. Contudo, existem outras causas possíveis de dor de cabeça, como “alterações hormonais, hipertensão e lesões na cabeça”, especifica.

Em conclusão, a grande maioria das cefaleias são primárias, ou seja, não estão associadas a qualquer outro problema de saúde. Porém, os surgimentos destas dores devem levar o paciente ao médico.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE