Região

APIN inicia obras de quase três milhões de euros em Penela

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-07-2021
Foram hoje assinados quatro contratos de execução das obras de saneamento e drenagem de águas residuais no concelho de Penela, no valor de dois milhões e setecentos mil euros, através da Empresa Municipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte (APIN).

A cerimónia decorreu no HIESE, em Penela, na presença do presidente da Câmara de Penela, Luís Matias, e do conselho de administração da APIN, assim como das empresas vencedoras dos concursos públicos, nomeadamente, a Lusosicó, a Ilhaugusto e a JRS e Filhos.

PUBLICIDADE

A Lusosicó estará responsável pela execução de rede pública de drenagem de águas residuais, em Serrada da Freixiosa, Freixiosa, Dueça, Carregã, São Simão, Casais do Cabra, Santo António e Pastor.

A empresa Ilhaugusto fará a execução de rede pública de drenagem de águas residuais, na sua fase cinco, em Póvoa, Chão de Ourique e Galega. A firma JRS e Filhos vai construir a terceira fase da rede pública de saneamento em Louriceira, Venda das Figueiras e Câneve. A Lusosicó tem a seu cargo a execução do saneamento em Venda dos Moinhos, Grocinas, Casal Novo, Viavai, Estrada de Viavai, São Paulo, Ribeirinho e Gago.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade
O presidente do Conselho de Administração da APIN disse hoje que o investimento de 40 milhões de euros na área do ambiente no Pinhal Interior Norte só foi possível através da constituição da Empresa intermunicipal, que visa “melhorar a sustentabilidade ambiental e minorar o impacto da inexistência de infraestruturas” nos municípios.
 
“A constuição da APIN permitiu criar escala” e lançar as empreitadas com financiamento do POSEUR” afirmou o também presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, sublinhando que a empresa, constituída pelos municípios, é  uma “entidade dedicada e focada nas áreas do abastecimento de água, alargamento das redes de saneamento e otimização da recolha dos resíduos sólidos urbanos”.
 
Para o autarca de Penela, a APIN veio permitir não só o maior investimento regional em ambiente, mas também a profissionalização dos serviços de águas, saneamento e recolha de resíduos, que de outra forma estava entregues de forma parcelar a cada município.
 
Veja os diretos do Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

 
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE