Apareceu idosa que tinha desaparecido de lar em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-08-2017

A mulher de 79 anos que desapareceu na sexta-feira do Lar da Fundação Beatriz Santos, em Lordemão, concelho de Coimbra, foi encontrada com vida.

PUBLICIDADE

mulher coimbra

“A minha avó apareceu. Está a ser encaminhada para o hospital”, revelou a neta de Maria Irenw, numa nota colocada hoje no Facebook. 

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra sabe que Maria Irene foi encontrada relativamente perto do lar. Estava bem disposta. Nestes dias comi muita fruta”, disse ela a quem a encontrou, antes de acrescentar que não queria regressar ao lar, onde iria permanecer durante duas semanas.

A PSP informou que a anciã foi localizada “na zona de Lordemão” às 11:50 e que “se encontra bem”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A minha avó estava num monte que é visível das traseiras do lar”, contou hoje a jovem à Lusa, depois de ter falado ao telefone com a familiar, que foi observada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Inês Silva adiantou que, aparentemente, a idosa “está bem”, apesar dos problemas de saúde crónicos e de ter passado duas noites ao relento, sem comer nem beber.

Por sua vez, o Comando Distrital de Coimbra da PSP referiu também que a mulher “parecia estar sóbria”, tendo dado a entender aos polícias que “não queria ser encontrada, nem regressar à instituição”.

Recordamos que Inês Silva disse no sábado que a avó tem problemas de saúde e estava naquele lar desde quinta-feira à tarde. “Na sexta-feira, após o almoço, a minha avó apanhou um portão aberto e saiu”, disse a neta.

As buscas começaram na sexta-feira com equipas cinotécnicas da PSP, vindas de Lisboa e Porto, além de um carro patrulha desta polícia com três elementos.

“Foram acionados todos os meios possíveis”, disse a fonte da PSP, indicando que a GNR e a Polícia Judiciária também foram alertadas.

Resta apurar como é que a idosa de 79 anos conseguiu sair do lar para onde tinha sido encaminhada pela segurança social, equipamento que, “supostamente”, deve ter video-vigilância 24 horas por dia.

Maria Irene foi descoberta com a ajuda de uma equipa cinotécnica privada contratada pela instituição, adiantou a fonte policial.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE