Mundo

Apagão deixa mais de dez milhões de australianos sem telecomunicações

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 08-11-2023

 Mais de 10 milhões de australianos ficaram hoje sem acesso à internet e aos serviços telefónicos, depois de falha, ainda por explicar, ocorrida numa das maiores empresas de telecomunicações do país.

PUBLICIDADE

A operadora Optus disse que estava a esforçar-se para localizar e reparar a falha, que derrubou os sistemas de pagamento eletrónico e interromperam as linhas telefónicas dos serviços de emergência.

“Não há qualquer indicação” de que a falha de energia tenha sido resultado de pirataria informática ou de um ataque cibernético, disse a diretora executiva da empresa, Kelly Bayer Rosmarin, à emissora australiana ABC.

PUBLICIDADE

O Governo australiano indicou que os telefones móveis e fixos, bem como a internet de banda larga, foram afetados.

Dezenas de hospitais não conseguiam receber chamadas telefónicas e os telefones fixos da rede Optus não conseguiam contactar os serviços de emergência.

PUBLICIDADE

publicidade

A hora de ponta foi caótica na cidade de Melbourne depois de uma “falha de comunicações” ter interrompido os serviços ferroviários.

As interrupções ocorrem pouco mais de um ano depois de dados pessoais de mais de nove milhões de clientes da Optus terem sido furtados num ataque informático.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE