Coimbra

António Pinto Monteiro recebe prémio Cidadão Europeu do Ano

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-06-2018

O prémio Cidadão Europeu do Ano 2018 foi hoje atribuído pelo Parlamento Europeu (PE) a António Pinto Monteiro, professor da Universidade de Coimbra, e à Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).

PUBLICIDADE

O Parlamento Europeu anunciou em comunicado que António Pinto Monteiro, professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, se distinguiu pela sua “dedicação a causas sociais, em particular em trabalhos com crianças com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza”.

PUBLICIDADE

Em 1980 fundou a Cercimarante, instituição que se tornou um modelo a nível nacional.

“Ao longo de 40 anos, Pinto Monteiro empenhou-se em promover a solidariedade intraeuropeia, promovendo a troca de experiências de profissionais provenientes de vários Estados europeus”, observa o PE, citando os eurodeputados Francisco Assis, Liliana Rodrigues, Manuel dos Santos e Carlos Zorrinho, signatários da candidatura do professor de Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A FFMS foi premiada pelo seu papel na promoção de estudos e disseminação de informação sobre temas europeus, por contribuir para a “consciencialização dos portugueses para as grandes questões do nosso tempo”, e por incentivar o “exercício de uma cidadania mais ativa, abordando temas atuais através de um ângulo europeu”, refere o PE, citando os eurodeputados Carlos Coelho, José Manuel Fernandes e Sofia Ribeiro, proponentes da candidatura da FFMS.

A cerimónia de entrega do prémio a todos os galardoados, provenientes de 26 Estados-Membros da UE, terá lugar em 9 e 10 de outubro, em Bruxelas e haverá igualmente uma cerimónia pública de entrega do Prémio em Portugal, em data a definir.

Este prémio, atribuído anualmente desde 2008, visa “homenagear pessoas ou organizações cujos empreendimentos e/ou empenho promovam a integração europeia e contribuam para o reforço do espírito europeu”.

Segundo o comunicado, são merecedores deste galardão os cidadãos ou organizações cujas atividades “promovam um melhor entendimento mútuo e uma maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros ou que facilitem a cooperação transfronteiriça na União Europeia ou ainda que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.

A jornalista Teresa de Sousa e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) foram os portugueses premiados na edição de 2017.

ACTUALIZADA às 15:10:

O fornecedor da notícia esclarece que o fundador da Cercimante não é professor em Coimbra. Embora alheios, pedimos desculpa aos visados. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE