Política

António Costa chega ao Chile e reúne-se com o Presidente do México

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 10-09-2023

O primeiro-ministro, António Costa, chega hoje ao Chile, tendo agendada uma reunião com o Presidente do México, López Obrador, antes de participar na segunda-feira nas cerimónias dos 50 anos do golpe que derrubou a democracia chilena.

PUBLICIDADE

A reunião entre António Costa e Andrés López Obrador, que raramente sai do México em visitas oficiais ou de Estado, está prevista para as 11:30 locais (menos quatro horas do que em Lisboa).

“As cerimónias dos 50 anos do golpe de Estado no Chile constituem uma oportunidade para aprofundar o relacionamento bilateral com o México. Este encontro bilateral será também uma oportunidade para explorar as potencialidades do relacionamento económico”, declarou à agência Lusa fonte oficial do executivo português.

PUBLICIDADE

No plano económico, o México é o segundo principal destino das exportações nacionais de bens para a América Latina e o terceiro destino do investimento português nesta zona do mundo. Estão presentes no México mais de 50 empresas portuguesas, de diversas áreas.

Em matéria de relações políticas, António Costa visitou o México em 2018 e assistiu à cerimónia de posse do Presidente López Obrador. Em 2024, Portugal e o México celebram 160 anos de relações diplomáticas.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta sua segunda visita ao Chile – a primeira foi em junho de 2017 -, António Costa terá ao fim da manhã de domingo, após a reunião com o Presidente do México, um encontro com empresários portugueses investidores no mercado chileno, principalmente ligados às áreas da energia, construção, agroalimentar, seguros e consultoria.

Segundo fonte do executivo, estarão presentes no encontro representantes de empresas como a Atlas MGA (seguradora), Berd (construção de pontes modelares), Catari (construção), EDP Renováveis, Efacec, Fidelidade (seguros), Procesl/Quadrante (engenharia e consultoria), Readiness IT (consultoria informática), REN, Sogrape (vinhos), Sovena (azeite), Sugal (agroindústria de concentrado de tomate) e Transitex (logística).

Em termos de setores económicos, o executivo português coloca entre as suas principais prioridades as energias renováveis, já que o Chile é atualmente o segundo maior produtor de lítio, com cerca de 39.000 toneladas métricas em 2022. As suas reservas são consideradas as maiores do mundo, com 9,3 milhões de toneladas métricas.

Após os encontros com o Presidente do México e o almoço com empresários portugueses, o líder do executivo português estará presente no jantar oficial oferecido pelo Presidente da República do Chile, Gabriel Boric, com quem terá na segunda-feira, de tarde, uma reunião bilateral, no Palácio de La Moneda, sede do Governo chileno.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE