Coimbra

Ansião recebe investimento de cinco milhões na ampliação da rede de saneamento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-03-2020

O Município de Ansião vai investir quase cinco milhões de euros nos sistemas de saneamento de águas residuais em duas freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

O projeto candidatado ao Programa Operacional PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – objetiva proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com vista ao fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais das freguesias de Alvorge e de Santiago da Guarda e a sua ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santiago da Guarda foi aprovado num total de 4.987.601 euros.

Em nota de imprensa, a Câmara liderada por António Domingues adianta que o objetivo é “a otimização e a gestão eficiente dos recursos e infraestruturas, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água, na vertente saneamento de águas residuais”.

PUBLICIDADE

A autarquia pretende ainda “otimizar a capacidade instalada e a adesão ao serviço, por meio da execução de ligações entre os sistemas de alta e os sistemas em baixa e da extensão do serviço a populações ainda não servidas na área de influência do subsistema”.

Além da proteção ambiental e o melhoramento da saúde pública, o Município entende que estas intervenções irão “proporcionar um significativo aumento da acessibilidade física ao serviço de tratamento de águas residuais, estando prevista a execução de 1.129 ramais de ligação domiciliária gratuita para os utentes, que verão aumentada a taxa de cobertura pelo subsistema da ETAR de Santiago da Guarda de 9.63% para 84.65%”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A implementação desta operação traduzir-se-á na construção de 35.604,35ml de rede gravítica de águas residuais e de 3.450,00ml de rede elevatória que complementará a função das 6 estações elevatórias a construir”, informa ainda a autarquia.

O investimento irá ser realizado pela APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, através de comparticipação financeira comunitária.

A APIN é uma empresa intermunicipal de capitais públicos, constituída pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Penacova e Vila Nova de Poiares, esclarece ainda o comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE