Coimbra

Ansião lança abaixo-assinado contra eventual encerramento de unidade de saúde

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-08-2018

A Junta de Freguesia de Chão de Couce, em Ansião, colocou a circular um abaixo-assinado contra o eventual encerramento da unidade de saúde local, disse à agência Lusa o seu presidente.

PUBLICIDADE

Segundo Fernando Rodrigues, o eventual encerramento da unidade de saúde iria obrigar cerca de 1.900 utentes a deslocações de vários quilómetros para terem cuidados médicos ou de enfermagem.

Fernando Rodrigues explicou à Lusa que foram informados de que foi proposto o encerramento do centro de saúde da freguesia, que serve também Pousaflores.

PUBLICIDADE

No início desta semana lançou um abaixo-assinado e garante que está a ter uma “forte adesão” por parte da população.

“O que sabemos é que pretendem que fiquem apenas os centros de saúde de Ansião, Avelar e Santiago da Guarda, obrigando estes utentes a deslocarem-se, quando não há uma rede de transporte eficiente para estas freguesias”, alertou o presidente.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca considerou que “seria mais fácil deslocar um médico, um enfermeiro e um administrativo” do que os utentes, até porque se trata de “uma população idosa, com dificuldades e fracos recursos económicos”.

Fernando Rodrigues acrescentou que “quando se fala da defesa do interior e da desertificação, fechar este serviço será mais um passo para contribuir para a saída de pessoas”.

Segundo o presidente, “até a farmácia que existe na freguesia poderá vir a fechar”.

“Queremos entregar o abaixo-assinado quando for realizada a reunião com a ARS [Administração Regional de Saúde] do Centro para lhes mostrarmos como a população está contra. Acredito que a Câmara está do nosso lado e que irá fazer todos os esforços para que o encerramento não se concretize”, referiu o presidente da Junta.

Em resposta à Lusa, a ARS Centro adiantou que “não se equaciona encerrar nenhuma unidade de saúde no concelho de Ansião”.

“Nesta altura, perspetiva-se a criação de uma Unidade de Saúde Familiar [USF], estrutura organizativa do SNS [Serviço Nacional de Saúde], na área dos Cuidados de Saúde Primários, com autonomia de gestão técnica-assistencial, que visa melhorar o nível de saúde da população abrangida, garantindo mais qualidade e eficiência dos serviços prestados”, acrescenta a ARS.

Nesse sentido, a ARS confirmou que “está prevista, em breve, uma reunião entre o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e a Câmara Municipal para apresentação e discussão do projeto da USF”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE