Saúde

Anda com dor de cabeça? Provavelmente anda a abusar desta bebida

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 17-01-2024

Já aconteceu a todos nós: bebemos um copo de vinho tinto e, pouco depois, a cabeça começa a doer. Será porque comprámos um vinho barato no supermercado ou haverá algo mais por detrás disso? A ciência pode ter encontrado a resposta.

PUBLICIDADE

Um estudo recentemente publicado na revista Scientias sugere que a culpa pode ser de certos componentes da bebida.

Segundo o investigador Morris Levin, a cefaleia do vinho tinto é “uma dor de cabeça intensa e incómoda que ocorre pouco tempo depois de beber”. Por outras palavras, é um pouco diferente de uma dor de cabeça de ressaca e parece ser mais comum em pessoas com enxaquecas. A causa exata foi durante muito tempo um mistério, mas agora descobriu-se algo, refere a Men’s Health.

PUBLICIDADE

O vinho tinto contém uma substância chamada flavanol. Trata-se de uma substância saudável com antioxidantes e todo o tipo de benefícios para a saúde. Mas agora vem a reviravolta: quando o flavanol é combinado com álcool, pode subitamente ser muito menos bom para a sua saúde. O flavanol é convertido no sangue em algo chamado glucuronídeo de quercetina, que bloqueia a decomposição do álcool. A longo prazo, isto pode levar a uma acumulação do veneno acetaldeído, que provoca dores de cabeça, afrontamentos e náuseas, pode ler-se.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE