Coimbra

Amílcar Falcão quer a Universidade e o Município juntos por Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-01-2019

Amílcar Falcão, candidato a Reitor da Universidade de Coimbra (UC), iniciou um conjunto de visitas institucionais para a apresentação do seu Programa de Ação para o quadriénio 2019-2023.

PUBLICIDADE

A primeira entidade a ser visitada neste périplo foi a Câmara Municipal de Coimbra, preconizando a afirmação de uma Coimbra unida para o país e o mundo na resolução dos principais desafios da sociedade.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, Amílcar Falcão afirma que “após o término do prazo de apresentação de candidaturas para a liderança da instituição de ensino superior mais antiga de Portugal – e tendo sido devidamente verificada e validada -, a candidatura de Amílcar Falcão definiu como prioridade a realização de contactos institucionais e sessões de esclarecimento na academia como forma de difundir as suas opções estratégicas para o período 2019-2023, recebendo ao mesmo tempo contributos e opiniões dos diferentes corpos universitários e forças sociais”.

Amílcar Falcão começou esta caminhada reunindo com o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Manuel Machado, considerando que a transmissão e disseminação do conhecimento para a sociedade é, nos dias que correm, uma prioridade para qualquer universidade que pretende ser aberta e global, devendo aceitar como missão os desafios societais. Esta escolha subentende uma partilha do conhecimento e uma vontade de responder a problemas que são preocupações globais, tal como consta na Agenda 2030 das Nações Unidas.

PUBLICIDADE

publicidade

Entendendo positivamente o facto de existir uma sociedade civil cada vez mais exigente, Amílcar Falcão acredita que “para o sistema científico e tecnológico esta condição deve ser encarada como uma enorme oportunidade. Por um lado, permite à universidade devolver em conhecimento o dinheiro nela investida. Por outro, abre perspetivas fantásticas no relacionamento com a comunidade.”

Para além das oportunidades definidas pelos desafios societais, para Amílcar Falcão importa também perceber as portas que se abrem no campo da interação institucional: “A tríade constituída pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Universidade de Coimbra (UC) e Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) é absolutamente estratégica. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que estas três instituições de referência da cidade se unam em torno de projetos comuns de interesse local, regional e nacional.”

“O Governo de uma instituição como a Universidade de Coimbra tem de saber conviver com o resultado dos inúmeros ciclos eleitorais locais, regionais, nacionais e europeus que se sucedem a um ritmo vertiginoso. Defendo por isso, convictamente, que num estado de direito democrático como o nosso, a UC se deve posicionar como sendo uma instituição ideologicamente equidistante, socialmente responsável e inclusiva. Apenas com uma ação concertada será possível potenciar e elevar Coimbra”, afirma Amílcar Falcão.

“Por isso, é objetivo desta candidatura intensificar o diálogo e constituir uma parceria estratégica entre a UC e o Município de Coimbra nos seus mais variados domínios, com destaque especial para a cultura e o desporto, a inovação e o empreendedorismo, a internacionalização e a captação de investimento. Queremos uma Universidade e um Município de mãos dadas na afirmação de Coimbra!”, declara Amílcar Falcão.

Amílcar Falcão tem como adversários José Pedro Paiv,  Ernesto Costa, Duília Fernandes de Mello e Yang Chen.

A eleição do novo Reitor da Universidade de Coimbra deverá ocorrer no dia 11 de fevereiro de 2019.

Entre a apresentação das candidaturas  e a eleição, realiza-se ainda uma audição pública dos candidatos e outra pelo Conselho Geral.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é o órgão responsável pela eleição do reitor, sendo constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

O atual reitor, João Gabriel Silva, cumpre o fim do seu segundo mandato à frente da Universidade de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE