Coimbra

Amílcar Falcão candidato a Reitor da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-11-2018
 
 
Amílcar Falcão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) desde 2011, avança para a liderança da instituição com 728 anos de história.
 
Impelido pela experiência acumulada durante o percurso pessoal, académico e profissional, acredita ser capaz de reunir uma equipa competente que contribuirá para o sucesso da missão de conduzir a prestigiada Universidade de Coimbra através dos principais desafios desenhados no horizonte.
 
“Ao longo da minha carreira dei provas da minha capacidade de liderança e de trabalho, fiabilidade, resiliência, diálogo e bom senso. Cumpro o que prometo e assumo os meus compromissos até ao fim. Os resultados obtidos nos últimos anos nas pastas que tive oportunidade de gerir enquanto Vice-Reitor falam por si: a Universidade de Coimbra está, actualmente, mais bem preparada e posicionada ao nível da Investigação, da Inovação, do Empreendedorismo e do Desporto”, declara Amílcar Falcão.
 
Confiante de que é sempre possível fazer mais e melhor, Amilcar Falcão entende que a UC, enquanto instituição de referência, precisa de uma visão estratégica inovadora, moderna e criativa que lhe permita antecipar o futuro, conseguindo atingir patamares de qualidade mais elevados e consistentes.
 
Por isso mesmo, Amílcar Falcão quer afirmar globalmente a instituição enquanto universidade de investigação, “porque só dessa forma conseguiremos ser verdadeiramente competitivos no panorama nacional e internacional. Com uma aposta forte na investigação, o ensino e a transferência do conhecimento sairão reforçados e ganharão outra dimensão. Não se ensina o que não se sabe e não se transfere o que não se tem. Temos de formar pessoas competentes e ser pró-activos na ligação à sociedade (cultura, associações sectoriais, autarquias e tecido empresarial).”
 
“A Universidade de Coimbra deve manter a sua matriz de espectro alargado, não devendo isso constituir um impedimento para o reconhecimento e aposta em áreas estratégicas, como é exemplo a acção desenvolvida pelos Órgãos de Governo da Universidade de Coimbra relativamente à Área da Saúde, que deve ser replicado e trabalhado naquilo que serão os detalhes inerentes à sua implementação. A ligação da universidade à cidade é uma prioridade porque a projecção regional, nacional e internacional da UC é o resultado de uma consciência e empenhamento colectivos dessa necessidade, e terá de voltar a fazer valer as suas posições nas políticas de âmbito nacional. O progressivo afastamento dos centros de decisão é o caminho mais rápido para o definhamento. Devemos estar onde se decide e ter uma voz para influenciar as decisões. Com a minha liderança teremos a vontade e a capacidade de o fazer!”, reitera Amílcar Falcão.
 
No panorama mais interno, considera crucial a melhoria substancial da atractividade: “Para o conseguirmos, muito trabalho tem de ser feito nas mais variadas vertentes, mas devemos começar por valorizar e cuidar da comunidade académica. Ouvir o que pensam os estudantes e valorizar as suas posições é fundamental; perceber e acompanhar as ambições do corpo técnico é o caminho mais curto para o aumento da eficiência da nossa instituição; é vital contratar investigadores de qualidade e proporcionar boas condições de trabalho; é incontornável lutar pela dignificação e revalorização da carreira docente universitária.”
 
“Temos de fazer uma gestão equilibrada dos nossos recursos. O despesismo e a demagogia não constituem caminho. Investimentos que permitam retorno (tangível e intangível) devem ser a nossa prioridade. Para isso é necessário diálogo, análise de risco, capacidade de decisão em tempo útil. Estou, por isso, convicto que o futuro da Universidade de Coimbra está nas nossas mãos!”, remata Amílcar Falcão.
 
Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado e Agregado em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão é Professor Catedrático desde 2007.
 
Fez parte do primeiro Conselho Geral da UC entre 2008 e 2010, tendo assumido as funções de Diretor da Faculdade de Farmácia entre 2010 e 2012. Foi igualmente membro do Conselho de Gestão da UC de 2015 a 2017. Atualmente é Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação, Inovação, Empreendedorismo e Desporto, exercendo o cargo desde 2011, e Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC), função que desempenha desde 2013. É, ainda, Director Técnico da empresa ICNAS Produção (empresa detida a 100% pela Universidade de Coimbra).
 
Recordamos que José Pedro Paiva também anunciou a sua candidatura a Reitor da Universidade de Coimbra.

A eleição do novo Reitor da Universidade de Coimbra deverá ocorrer no 1ª trimestre de 2019.

PUBLICIDADE

Segundo uma deliberação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra de 25 de junho, a apresentação de candidaturas a reitor decorre até 07 de janeiro de 2019, sendo que a reunião plenária do Conselho Geral para a eleição do reitor ocorre a 11 de fevereiro.

Entre a apresentação das candidaturas e eleição, realiza-se ainda uma audição pública dos candidatos e outra pelo Conselho Geral.

PUBLICIDADE

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é o órgão responsável pela eleição do reitor, sendo constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

O atual reitor, João Gabriel Silva, cumpre em 2019 o fim do seu segundo mandato à frente da Universidade de Coimbra, tendo sido diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia antes de assumir o cargo de reitor.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE