Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

José Pedro Paiva candidato a Reitor da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-09-2018

José Pedro Paiva anuncia candidatura ao cargo de Reitor da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a NDC José Pedro Paiva anuncia: Tomei a decisão de me candidatar ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra nas próximas eleições, agendadas para o dia 11 de fevereiro de 2019.

José Pedro Paiva afirma que o faz  “convicto de que, além de conhecer a Universidade, reúno as qualidades pessoais que um detentor deste mandato deve possuir. Apresentarei ideias novas que não desvirtuem a identidade de uma das mais insignes instituições portuguesas, além de propor um modo pessoal e diferente de conceber o governo de uma organização complexa como é a Universidade de Coimbra. Esta é uma instituição em permanente evolução. Por conseguinte, tem de estar cada vez mais bem preparada para as exigências e desafios da investigação científica e do ensino, num universo de vigorosa internacionalização, sem, contudo, perder as dimensões holística e humanista que caraterizam a genuína universitas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Não me proponho contra ninguém, até porque não há ainda outras/os candidatas/os publicamente conhecidas/os. Receberei o apoio de todas e todos – docentes, investigadoras e investigadores, estudantes, funcionárias e funcionários – que, uma vez apresentado o meu programa, nele se revejam e estejam disponíveis para contribuir para a sua concretização, a fim de que, em conjunto, possamos engrandecer e projetar no mundo a mais antiga e prestigiada universidade portuguesa, aidanta José Pedro Paiva.

Atento o calendário eleitoral, o actual director da Faculdade de Letras da  Universidade de Coimbra apresentará publicamente o seu programa no dia 8 de janeiro de 2019.

PUBLICIDADE

A partir dessa data, o candidato à sucessão de João Silva estará disponível para esclarecer as suas ideias e debaterá com a comunidade académica a estratégia que defende para o governo da Universidade de Coimbra.

José Pedro Paiva é, desde 1986, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado disciplinas de História Moderna de Portugal, Cultura Portuguesa e seminários de pós-graduação sobre a Inquisição.

Preparou o seu doutoramento no Instituto Universitário Europeu (Florença), pelo que, desde cedo, tem manifestado preocupações com a História comparada

É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e académico correspondente da Academia Portuguesa da História.

Desde 2005, integrou a comissão científica internacional que coordenou a elaboração do Dizionario Storico dell´Inquisizione (Pisa, 2010) e é o coordenador científico dos Portugaliae Monumenta Misericordiarum (8 vols. editados).

É autor de Práticas e crenças mágicas. O medo e a necessidade dos mágicos na diocese de Coimbra (1650-1740), (Coimbra, 1992), Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas: 1600-1774, (Lisboa, 1997 e 2002), Religious ceremonials and images: power and social meaning (1400-1750), (Coimbra, 2002) e de vários capítulos da História Religiosa de Portugal (Lisboa, 2000). Na Imprensa da Universidade de Coimbra publicou o seu último livro Os bispos de Portugal e do Império (1495-1777) (Coimbra, 2006).

A eleição do novo Reitor da Universidade de Coimbra deverá ocorrer no 1ª trimestre de 2019.

Segundo uma deliberação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra de 25 de junho, a apresentação de candidaturas a reitor decorre até 07 de janeiro de 2019, sendo que a reunião plenária do Conselho Geral para a eleição do reitor ocorre a 11 de fevereiro.

Entre a apresentação das candidaturas e eleição, realiza-se ainda uma audição pública dos candidatos e outra pelo Conselho Geral.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é o órgão responsável pela eleição do reitor, sendo constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

O atual reitor, João Gabriel Silva, cumpre em 2019 o fim do seu segundo mandato à frente da Universidade de Coimbra, tendo sido diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia antes de assumir o cargo de reitor.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com