Saúde

Amanhã é Dia Mundial da Fisioterapia. Como está a sua coluna?

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-09-2022

Esta quinta-feira, 8 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Fisioterapia, Márcia Andrade, coordenadora da unidade de fisioterapia PhysioSpine, em Coimbra, alerta sobre a importância da postura, do movimento e do exercício no controlo da dor da coluna vertebral. Leia até ao fim para saber como pode ter um rastreio gratuito. 

PUBLICIDADE

Muito se fala sobre a influência da postura na coluna vertebral. Mas será que tudo oque se diz é verdade? “Cuidar da sua postura é essencial. E, é importante referir que existem variações nas curvaturas da coluna de pessoa para pessoa, que são consideradas normais. Também é importante referir que as alterações das curvaturas da coluna não são causadas pelas posturas mantidas, no trabalho ou em casa”, refere a especialista.

A postura pode refletir crenças e humor da pessoa e, pode dar-nos informações sobre emoções e pensamentos da pessoa. “Pode ser importante perceber o motivo dessa postura. Apesar de posturas mantidas poderem provocar dor, podem não ser a causa, pois não existe uma curva específica que esteja associada a dor na coluna vertebral”, refere Márcia Andrade. “Ser fisicamente ativo, além de ser benéfico para a sua saúde, trará ganhos na força muscular, na mobilidade e flexibilidade do corpo”, avisa.

PUBLICIDADE

A 8 de setembro celebra-se, anualmente desde 1996, o Dia Mundial da Fisioterapia. A data corresponde à da fundação da atual Confederação Internacional de Fisioterapia – WCPT, no ano de 1951, e assinala a união da comunidade global de fisioterapeutas.

Desde 2020, com o contexto pandémico, que o papel da fisioterapia ganhou popularidade. Pois, o papel fundamental dos fisioterapeutas neste contexto permitiu o tratamento, gestão de sintomas e retorno às atividades da vida diária de milhares de pessoas afetadas por esta condição. É também um dia importante para partilhar e reforçar o papel significativo que a profissão desempenha na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional da população, assim como na promoção de uma população ativa e saudável com um pleno bem-estar físico, psíquico e social, tal como a definição de saúde da Organização Mundial de Saúde, frisa a fisioterapeuta. 

PUBLICIDADE

publicidade

A PhysioSpine, enquadrada num grupo de profissionais de saúde em Coimbra é uma unidade de fisioterapia especializada e capacitada para dar resposta às várias patologias neuro-músculo-esqueléticas da coluna vertebral. Coordenada pela fisioterapeuta Márcia Andrade, conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente diferenciados, a fisioterapeuta Patrícia Mendes e o fisioterapeuta Pedro Cortesão. Esta equipa está preparada para avaliação, acompanhamento e tratamento de condições músculo-esqueléticas e neurológicas da coluna vertebral, com maior foco nas patologias da coluna vertebral tornando a fisioterapia parte integrante e crucial desta unidade.

Este ano de 2022, e após inúmeras sessões direcionadas para a melhoria da postura pela realidade de teletrabalho, a PhysioSpine deixa cinco conselhos para cuidar da sua coluna vertebral:
1. Pratique atividade física. Escolha uma atividade da sua preferência e comece, será mais fácil manter a rotina se gostar do exercício que pratica.

2. Varie as posturas ao longo do dia. Faça pequenas pausas, caminhe pela casa ou pelo escritório e faça alguns alongamentos para a sua coluna, na cadeira ou de pé.

3. Cumpra as horas de sono recomendadas, sete horas e meia a oito de sono diário. É no tempo de sono que o seu corpo vai reiniciar os sistemas para o dia seguinte. Permita-se descansar.

4. Hidrate-se e coma de forma saudável. Os seus músculos e discos vertebrais são maioritariamente constituídos por água. É necessário repor esses níveis diariamente através da água e chás e de uma alimentação equilibrada rica em frutas e legumes.

5. Procure ajuda! Se não sabe por onde começar, se tem medo de magoar a sua coluna vertebral ao praticar atividade física, procure um fisioterapeuta que o ajude a dar os primeiros passos.

Com o objetivo de difundir o papel da Fisioterapia na promoção de um estilo de vida saudável com o objetivo de promover e melhorar a qualidade de vida de toda a população, a equipa da PhysioSpine celebrará este dia dinamizando um Rastreio Postural Gratuito. Para usufruir deste rastreio gratuito, basta que entre em contacto com os serviços para o número 239 098 665 e agendar a sua sessão.

Para mais informações consulte www.physiospine.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE