Alunos da Universidade Sénior do Mondego visitaram Museu da Cerâmica e José Malhoa nas Caldas da Rainha

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-03-2018

Depois de terem abordado nas aulas o tema “A Cerâmica das Caldas da Rainha e a importância de Rafael Bordalo Pinheiro” para a preservação deste riquíssimo património, os alunos da Universidade Sénior do Mondego (USM) visitaram os museus da Cerâmica e José Malhoa nas Caldas da Rainha dia 16 de março.

PUBLICIDADE

VISITA JOSÉ MALHOA

A Universidade Sénior do Mondego é uma das valências do CIM (Centro Intergeracional Mondego), da Fundação ADFP, localizado na freguesia de S Martinho do Bispo, Coimbra. Neste centro funcionam também uma creche e duas salas de infantário com ensino pré-escolar.

PUBLICIDADE

Apesar do tempo se apresentar muito incerto e de terem sido recebidos nas Caldas da Rainha com uma fortíssima bátega de água e granizo, o dia foi muito rico.

Foi rico pela oportunidade que todos tiveram em apreciar o acervo do Museu José Malhoa. Este espaço foi inicialmente idealizado pelo escritor António Montês com o objetivo de aproximar o pintor José Malhoa da sua terra natal, Caldas da Rainha.

PUBLICIDADE

publicidade

Caldas - almoço

Depois de um excelente almoço, a tarde foi dedicada à visita ao Museu da Cerâmica.

Foi com muito interesse que seguimos a visita proposta pelo guia, muito expressivo, e que não se furtou a fazer algumas referências à cerâmica de Coimbra ali presente, afirma a USM.

Mereceu um especial destaque o núcleo de obras da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, um dos conjuntos mais representativos da produção do grande mestre da cerâmica caldense e que documenta a intensa laboração da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, entre 1884 e 1905.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE