Coimbra

Altri vai construir central de biomassa na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-02-2019

O grupo Altri anunciou hoje, em conjunto com o BPI, o lançamento de uma emissão de 50 milhões de euros de obrigações ‘green’ (verdes) para financiar a construção de uma nova central termoelétrica a biomassa na Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

“O grupo Altri, através da sua participada Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. (SBM), e o Banco BPI, S.A. (BPI) lançaram a primeira emissão obrigacionista ‘verde’ admitida à negociação em Portugal no mercado não regulamentado Euronext Access Lisbon”, refere a empresa de pasta e papel, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

PUBLICIDADE

A emissão, no montante de 50 milhões de euros, “foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI, e destinar-se-á a financiar os investimentos da SBM na construção de uma nova central termoelétrica a biomassa na Figueira da Foz”, adianta.

“Este investimento da SBM contribuirá para a diversificação das fontes energéticas do grupo Altri e insere-se na estratégia definida para a política energética nacional, através da construção de uma central de produção de eletricidade a partir de fontes não convencionais (designadamente, a valorização energética de biomassa florestal), com a potência térmica de 135 MWt, à qual corresponde a produção líquida de eletricidade de 34,5 MWe para venda à rede do Sistema Elétrico Público (SEP)”, explica a Altri.

PUBLICIDADE

publicidade

A central a biomassa irá “contribuir para a prossecução de uma política estruturante no campo energético, que permitirá diminuir a dependência externa e o efeito de estufa resultante da utilização de combustíveis fósseis”.

A utilização de biomassa florestal, “por outro lado, além de contribuir para a criação de emprego e para o ordenamento da floresta, permite reduzir os riscos de incêndio, promovendo um ambiente de produção de energia limpa e renovável, reforçando assim o compromisso de sustentabilidade do grupo Altri”, lê-se no comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE