Região

Alterações climáticas vão causar “cenários terríveis” nos incêndios florestais

António Alves | 6 meses atrás em 03-11-2023

O responsável pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), Xavier Viegas, alertou esta sexta-feira, 3 de novembro, para as consequências “terríveis” das alterações climáticas nos incêndios florestais.

PUBLICIDADE

Para o líder do projeto FirEUrisk, os estudos apresentados no âmbito do workshop FirEUrisk – Demonstration Event que decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apontam para problemas “muito graves” neste âmbito.

Xavier Viegas considerou que este deve ser o momento para se refletir sobre esta situação, defendendo um maior aprofundamento dos estudos que permitam dar algumas certezas relativamente a esta matéria.

PUBLICIDADE

O objetivo é que, na parte final deste projeto europeu, seja possível apontar caminhos que ajudem a reduzir o impacto destas mudanças na abordagem que já está a ser feita no combate aos fogos florestais.

Carregue na galeria e conheça alguns dos especialistas presentes em Coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre o encontro realizado em Coimbra, o doutorado em Aerodinâmica pela Universidade de Coimbra referiu que teve como objetivo dar a conhecer alguns dos resultados deste projeto. “Dados não acabados”, como fez questão de lembrar, pois pretendem “obter o retorno, por parte das entidades operacionais” relativamente às medidas que poderão ser aplicadas no futuro.

“O que nós fizemos foi criar produtos que poderão ser aplicados a nível europeu mas que também devem ter em conta a especificidade de cada um dos territórios”, afirmou aos jornalistas.

 Veja o Direto Notícias de Coimbra com Xavier Viegas

Na sessão de encerramento esteve presente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. O governante defendeu a importância deste trabalho científico para a obtenção de melhores resultados no combate aos incêndios florestais.

Durante o dia, o investigador Emílio Chuvieco, da Universidade de Alcalá, Espanha, defendeu a gestão do risco de incêndio na atualidade e nas próximas décadas, “além da componente metodológica”. O cientista preconizou uma “avaliação do risco global, abrangente e coerente”, para que possa ser “replicável em diferentes regiões” da Europa.

Organizado pelo consórcio do projeto, o workshop FirEUrisk – Demonstration Event é uma iniciativa coordenada pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), liderada por Xavier Viegas, que interveio na sessão de boas-vindas. Financiado pela União Europeia, o projeto tem um orçamento de 10 milhões de euros e envolve 38 entidades parceiras.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a sessão de encerramento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE