Casas de Coimbra

Alojamento local em Coimbra quase duplica registos anteriores à pandemia

Rui Avelar | 4 meses atrás em 28-12-2023

Imagem: https://depositphotos.com/pt

Perto de uma quarta parte das 570 unidades de alojamento local de que há registo em Coimbra entraram em funcionamento este ano, soube Notícias de Coimbra de fonte oficial.

PUBLICIDADE

Em 2023 ocorreu a abertura ao público de 130 unidades, cuja tipologia consiste em quartos, apartamentos, moradias e estabelecimentos de hospedagem. Este volume representa quase o dobro das perto de 70 aberturas registadas em 2019 (ano que precedeu o do começo da pandemia de coronavírus).

Nos três anos da pandemia de covid 19 (2020, 2021 e 2022), a abertura ao público em Coimbra de unidades de alojamento cifrou-se em pouco mais de uma centena.

PUBLICIDADE

publicidade

O alojamento local corresponde a edifícios com a valência de morada temporária, sendo considerados estabelecimentos de hospedagem aqueles que consistem em quartos integrados numa fracção autónoma de edifício, num prédio urbano ou numa parte de prédio urbano susceptível de utilização independente. Estes poderão utilizar a denominação de hostel quando a unidade de alojamento predominante for um dormitório, isto é: quando o número de utentes seja superior ao número de utentes em quarto e se obedecerem aos restantes requisitos previsto para o efeito. Desde Fevereiro de 2021, os hostels têm novos requisitos (vide Portaria nº. 262/2020).

Quanto à capacidade máxima dos estabelecimentos de alojamento local, ela é de nove quartos e 30 utentes, excepção feita aos hostels.

PUBLICIDADE

Segundo a Autoridade Turística Nacional (Turismo de Portugal), em termos de utentes, a capacidade dos alojamentos locais encontra-se ainda limitada em função da dimensão dos fogos, não podendo exceder o número correspondente ao dobro do volume de quartos.

A mais antiga unidade de alojamento local existente em Coimbra remonta a meados de 2009.

Um estabelecimento na rua de Tomar (perto do Jardim da Sereia) possui 27 quartos e 73 camas, um na avenida de João das Regras (zona do Portugal dos Pequenitos) 26 quartos e 40 camas e outro na avenida Fernão de Magalhães tem 48 quartos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE