Vamos

Algumas curiosidades dos Óscares que têm um filme português nomeado

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 12-03-2023

A cerimónia dos Óscares realiza-se este domingo no Dolby Theatre, em Los Angeles. Começa pelas 20:00, hora local, 01:00 de segunda-feira em Portugal Continental. Jimmy Kimmel é o apresentador.

PUBLICIDADE

Rhianna e Lenny Kravitz são dois dos músicos já confirmados.

A Academia já garantiu que os vencedores de todas as categorias vão ser anunciados em direto no programa, ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a entrega dos prémios em algumas categorias foi pré-gravada, o que causou algum descontentamento.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez há um filme português nomeado aos Óscares:  “Ice Merchants”  está  nomeado na categoria de Curta-Metragem de Animação, o filme tem argumento e realização de João Gonzalez e foi produzido pela cooperativa portuguesa Cola Animation, em coprodução com França e Reino Unido.

Há um filme falado em alemão nomeado para Melhor Filme: “A Oeste Nada de Novo” .
Pela primeira vez duas sequelas estão entre os candidatos a melhor filme: “Top Gun: Maverick” e “Avatar: O Caminho da Água”.

PUBLICIDADE

publicidade

Não há mulheres nomeadas para Melhor Realização.

É a primeira vez que todos os candidatos a Melhor Realização estão também nomeados por escrever (ou coescrever) os seus filmes. Estão todos a competir na categoria de Melhor Argumento Original: Martin McDonagh (“Os Espíritos de Inisherin”), Os Daniels, (“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”), Steven Spielberg (“Os Fabelmans”), Todd Field (“Tár”), Ruben Östlund (“Triângulo da Tristeza”).

Os nomeados a Melhor Ator são Austin Butler por “Elvis”, Colin Farrell por “Os Espíritos de Inisherin”, Brendan Fraser por “A Baleia”, Paul Mescal por “Aftersun” e Bill Nighy por “Viver”. Nenhum dos atores tinha sido nomeado anteriormente. Esta é a primeira vez em 88 anos (desde 1934) que todos os nomeados a Melhor Ator são estreantes.

John Williams é o candidato mais velho aos Óscares aos 90 anos, está nomeado para Melhor Banda Sonora Original por “Os Fabelmans” .

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE