Primeira Página

Alerta oficial: “O mar poderá alcançar zonas que, aparentemente, parecem seguras na Figueira da Foz”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 23-03-2024

Imagem: https://depositphotos.com/pt/

A Capitania do Porto da Figueira da Foz, órgão local da Autoridade Marítima Nacional, alerta  toda a comunidade marítima e a população em geral que frequente as zonas costeiras e  ribeirinhas, para a previsão de agravamento das condições meteo-oceanográficas, a partir da  madrugada do dia 25 até à madrugada do dia 30 de março.

PUBLICIDADE

A entidade chama a atenção para a previsão  de ondulação de oeste/noroeste, que apresentará um período entre os 11 e 16 segundos, o que  significa que transportará bastante energia e que poderá atingir os 6 metros de altura durante  os dias 26 e 28 de março, nas alturas de maior pico.

À agitação marítima, irão associar-se ventos  fortes, que soprarão no início do período de noroeste, rodando a partir do dia 27 de março para  sudoeste, cujas rajadas poderão atingir velocidades de 70 km/h, nos dias 27 e 28 de março. 

PUBLICIDADE

Devido a este agravamento, devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles  que se encontram ou possam frequentar as áreas junto à orla costeira. 

Assim, a Capitania recomenda o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas  nos portos e marinas, das que se encontram nos fundeadouros previstos para a área de  jurisdição da Figueira da Foz, bem como, evitar passeios perto da zona de rebentação, nas praias,  nos molhes, esporões e outras zonas de pedra e rocha junto à orla costeira.

PUBLICIDADE

publicidade

Alerta, também, para a necessidade de precaver a proteção das infraestruturas, tais como bares e restaurantes,  que estarão mais vulneráveis no caso de se verificarem galgamentos, prestando especial  atenção ao período da preia-mar de 26 a 29 de março. É vital ter presente que, nestas condições,  o mar poderá alcançar zonas que, aparentemente, parecem seguras. 

A prática da barra do Porto da Figueira da Foz, irá sofrer os condicionamentos entendidos como  necessários e adequados, tendo em vista a segurança das embarcações e dos seus tripulantes,  alertando-se toda a população, para a necessidade de consulta do Edital da Capitania do Porto  da Figueira da Foz, de modo a inteirarem-se das interdições e condicionamentos previstos para  a barra, para os seus molhes e para outras estruturas na sua área de jurisdição, onde o risco de  acidente seja maior. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE