Crimes

Alerta: Andam a furtar motas elétricas em Coimbra

António Alves | 4 meses atrás em 22-12-2023

As motorizada elétricas parecem estar na moda para os autores de furtos em Coimbra. O alerta partiu de “Ana” que, na noite de 20 de dezembro, ficou sem o seu veículo à porta de casa. Assim que deixou o alerta na sua página do Facebook, ficou a saber que mais 4 pessoas ficaram sem este meio de transporte só no último mês e meio.

PUBLICIDADE

O design inovador e a possibilidade que é dada aos seus detentores de não serem obrigados a ter carta de condução estão a levar a que cada vez mais pessoas adquiram este tipo de veículos. Foi o caso de “Ana” que, na madrugada de 19 para 20 de dezembro, se viu privada do veículo de transporte que usava para se deslocar até ao local de trabalho.

Depois de ter estacionado a sua mota na rua em frente ao prédio onde mora (rua Dr Santos Rocha) e de ter trancado a direção na noite de 19 de dezembro, deparou-se na manhã seguinte sem o meio de transporte elétrico.

PUBLICIDADE

Valeu-lhe, na altura, um vizinho que temendo estragos na sua viatura automóvel durante a madrugada direcionou para o exterior uma câmara de vídeovigilância. Foi então que, ao chegar às 02:32, reparou que dois homens a circular num veículo sem matrícula pararam em frente à sua moto elétrica.

Um deles saiu da motirizada e dirigiu-se a pé para uma zona fora do alcance das imagens, enquanto o outro manteve-se em cima do veículo onde mexeu na viatura que se encontrava estacionada. Passados poucos segundos, prossegue viagem na sua mota, mas regressa cerca de dois minutos a pé e acompanhado do outro parceiro de viagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de olharem para as habitações, para tentarem perceber se havia alguém acordado aquela hora, os dois homens aproximam-se da viatura. Com um deles a olhar, o outro senta-se na mota e tenta “arrancar” em cima dela.

A direção trancada não permitiu mover o veículo elétrico, tendo então optado inicialmente por arrastar a “as duas rodas” e só depois pegar na parte da frente para a furtar.

Veja o vídeo com o furto da mota

Assim que teve acesso às imagens de vídeovigilância, decidiu fazer um post na rede social Facebook a dar conta do sucedido. “Citycoco M2 roubada na madrugada do dia 20 em Coimbra, Rua Dr Santos Rocha. Dois bandidos chegaram de “mota” do mesmo género, isenta de matrícula”, refere, dando ainda referências a alguns dos aspetos físicos dos autores do furto.

Ao mesmo tempo, decide informar que “a polícia já está a par, mas fiquem atentos/as”. Esta informação levou a que, em menos de 24 horas, tivesse sido informada por mais 4 pessoas que “também ficaram privadas deste tipo de viaturas há muito pouco tempo”, afirmou ao Notícias de Coimbra.

Um dos casos envolve “Andres”. Natural de um país da América do Sul, decidiu vir para Portugal em busca de mais tranquilidade e segurança. Pouco tempo depois de chegar ao nosso país, decidiu aceitar a proposta para trabalhar numa empresa de serviços de entrega ao domicílio.

Foi, em setembro, que decidiu adquirir uma moto elétrica para poder trabalhar. Um mês depois (final de outubro), e enquanto dormia na sua habitação, alguém decidiu furtar o veículo que tinha um cadeado colocado na roda da frente. Por sorte, e como sempre acontecia diariamente, retirou-lhe a bateria para a carregar em casa durante a noite.

Até esta sexta-feira, 22 de dezembro, e apesar da empresa ter feito um alerta junto de outros postos de venda semelhantes, a moto nunca mais apareceu. “Recebi esta semana uma carta da PSP de Coimbra a arquivar a minha queixa por furto”, disse.

Perante esta situação, não restou a “Andres” ter de adquirir um novo veículo. Só que, agora, a mota fica dentro de casa ao final do dia de trabalho.

O Notícias de Coimbra solicitou junto da PSP informações sobre o número de furtos deste tipo de veículos nos últimos meses, mas a resposta não veio em tempo útil.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE