Região

Aldeias de Góis recebem formação sobre “Condomínio de Aldeia”

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 19-11-2023

O Município de Góis realizou duas ações de formação relativas à implementação dos projetos “Condomínio de Aldeia – Sacões e Cadafaz”. Iniciativa integrou-se no Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta do Fundo Ambiental.

PUBLICIDADE

As ações tiveram como objetivo alertar os habitantes para o risco de incêndio rural e respetiva preparação para atuação em caso de emergência, assim como na otimização da gestão do espaço rural.

Os dois projetos elaborados pela autarquia visam tornar as áreas envolventes das aldeias mais resilientes aos incêndios rurais, numa faixa de 100 metros ao redor das aldeias, abrangendo as próprias aldeias do Cadafaz, na União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, e Sacões, na Freguesia de Vila Nova do Ceira.

PUBLICIDADE

Esse projeto resulta da recuperação das infraestruturas existentes, bem como da revitalização das práticas culturais ancestrais utilizadas na área: exploração do olival, do souto e do medronho, como forma de desenvolvimento sustentável, possibilitando também desencadear ações de promoção ambiental e turística para as áreas.

Estão ainda previstas, no decorrer do projeto, a realização de mais duas ações formativas. A execução das operações de reconversão das áreas envolventes às aldeias deverá ter início durante o mês de dezembro.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE