Câmaras

AIRC investe 2,65 milhões de euros em sede no iParque

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 16-10-2013

A Associação de Informática da Região Centro (AIRC) vai investir 2,65 milhões de euros na construção do seu edifício-sede, no parque tecnológico iParque, em Coimbra, anunciou a instituição que reúne 29 municípios.

PUBLICIDADE

A construção do novo edifício será “financiada exclusivamente com meios próprios da AIRC”, sem recurso a “qualquer tipo de financiamento externo”, afirma a associação, numa nota hoje divulgada.

As novas instalações permitirão à AIRC “apostar de forma consistente em investigação e desenvolvimento, em cooperação com instituições do ensino superior da região Centro e a criação de sinergias com outras empresas” da área das tecnologias de informação e comunicação (TIC), salienta a nota.

PUBLICIDADE

O novo edifício deverá ficar concluído no prazo de oito meses, disse à agência Lusa, uma responsável do secretariado da AIRC, adiantando que o contrato de adjudicação da obra será formalizado na sexta-feira, 18 de outubro.

A construção da sede da AIRC “é o culminar de um objetivo há muito prosseguido pela administração da AIRC, tendo sido finalmente ultrapassados os inúmeros constrangimentos que impediram que este projeto se concretizasse mais cedo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sem nunca ter tido instalações próprias, a AIRC ocupou inicialmente um espaço no Estádio Municipal de Coimbra (que abandonou na sequência da remodelação do recinto para o campeonato europeu de futebol de 2004), de onde se transferiu para o edifício dos CTT na Baixa de Coimbra e, há cerca de um ano, para o parque industrial de Taveiro, na periferia da cidade.

Fundada em 1982 por 30 municípios da região Centro (o concelho de Pombal deixou, entretanto, de ser associado), a AIRC tem como “principais objetivos a produção de software e o fornecimento de produtos e serviços, preferencialmente dirigidos à administração pública local, extensíveis a órgãos da administração central e regional e entidades dos setores empresarial do Estado e privado”.

Contando atualmente com “mais de 250 clientes pertencentes à administração pública” e “setor empresarial do Estado” (mais de metade dos quais são câmaras municipais), a AIRC registou “um crescimento constante desde a fundação” e mantém a “liderança destacada neste setor de mercado”.

A AIRC tem um volume de faturação superior a quatro milhões de euros, comercializa um “extenso portfólio de produtos que praticamente abrange a totalidade das áreas de negócio das entidades pertencentes à administração pública local” e possui “uma estrutura composta por quase uma centena de profissionais”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE