Primeira Página

Aí está a prova que proporciona uma “aventura épica” na Serra da Lousã

Susana Brás | 3 meses atrás em 24-01-2024

Aí está a 12.ª edição dos Trilhos dos Abutres. A mais mediática prova nacional de trail running  disputa-se em Miranda do Corvo e reúne  milhares de atletas e aficionados nacionais e internacionais da modalidade.

PUBLICIDADE

O evento decorre de 26 a 28 de janeiro na Serra da Lousã, passando pela emblemática Aldeia do Xisto Gondramaz, pelo Observatório Astronómico do Parque Eólico de Vila Nova, bem como pela mítica escadaria da Senhora da Piedade. Juntando “atletas de elite” na  prova-rainha do evento, Ultra Trail Trilho dos Abutres, de 50km, agendada para dia 27, bem como nas provas de 30 quilómetros (Trail), Mini Trilhos dos Abutres (20 quilómetros).

“Queremos que esta edição seja mais competitiva, mais sustentável e com mais público a assistir”, adiantou Hugo Cabral, presidente da Associação Abutrica, referindo que “a prova rainha conta com a participação de Miguel Arsénio, Jose Angel Jimenez, André Rodrigues, Azara Los Salmnes, Aroa Sio, Inês Marques”.

PUBLICIDADE

O evento conta com mais de 1600 participantes, “ficaram em lista de espera cerca de 1000 inscritos”, salientou na apresentação Tiago Araújo da Associação Abutrica, reforçando que este ano há “52 estrangeiros de 16 países” a competirem. O número de mulheres também aumentou nesta edição, “21,5 por cento”.

De acordo com a organização dos Trilhos dos Abutres, a edição deste ano conta com mais provas para os mais jovens e pessoas incapacitadas, mas o foco vai também para o público, nunca esquecendo a competitividade que tanto caracteriza esta prova.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 26, para além da abertura da Expo Trail, no Mercado Municipal da vila, há a iniciativa de levar o trail às escolas, divulgando a prática do trail running como uma modalidade acessível e emocionante, despertando o interesse dos jovens e incentivando-os a explorar outras oportunidades desportivas.

No mesmo dia há uma prova inclusiva, um evento pensado para pessoas com vários tipos de incapacidades, nomeadamente motora, mental, visual e auditiva, numa corrida pelos trilhos envolventes do centro de Miranda do Corvo.

No dia 27 decorrem os Trilhos Júnior José Godinho.

Hugo Cabral reforça, ainda, a “preocupação ambiental “que tão bem caracteriza esta iniciativa e que foi reforçada nesta edição.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Baptista, espera “um fim de semana épico” em Miranda do Corvo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE