Região

Agravamento da falta de médicos em Mira preocupa executivo municipal

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 11-12-2023

A falta de médicos que se verifica no Centro de Saúde do concelho de Mira são impedimento à prestação de cuidados de saúde, situação que preocupa o executivo Municipal. Segundo as mais recentes informações, a já grave falta de médicos no Município de Mira, ficará ainda mais agravada, tornando-se precária.

PUBLICIDADE

Segundo Artur Fresco, “no passado dia 30 de novembro, o Centro de Saúde de Mira recebeu a confirmação que uma das suas médicas vai efetivar a mobilidade, deixando sem serviços médicos as Extensões de Saúde de Lentisqueira e Carapelhos e, devido ao regime de contratação, uma outra médica solicitou a rescisão de contrato, que se concretizará até ao final deste mês de dezembro; deixará o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e irá trabalhar num sistema privado. Existe ainda, uma contratação em vigor, a meio tempo, que terminará já em janeiro de 2024, um cenário que deixará Mira numa situação insustentável onde, num mapa onde deviam constar 9 médicos, restarão apenas 4”.

“Assim que fomos informados, solicitámos reuniões com caráter de urgência junto do Ministério da Saúde e, também da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS). Tememos que, com o panorama político nacional instável que vivemos, este assunto tão sério e tão urgente, não tenha a solução exigida em tempo útil.”

PUBLICIDADE

“Estamos seriamente preocupados com esta situação, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, na tentativa de minimizar o transtorno causado às nossas populações” referiu o edil Mirense. 

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 102/2023 de 7 de novembro, sobre a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), os jovens médicos, recém especialistas, não encontram a motivação desejada para vincularem na função pública.

PUBLICIDADE

publicidade

Mesmo perante este cenário extremamente desfavorável, a coordenação do Centro de Saúde, decidiu manter as Extensões de Saúde abertas, garantindo, pelo menos, um enfermeiro e um assistente técnico, permitindo salvaguardar serviços de atendimento e de cuidados de enfermagem.

Lembramos que o Município de Mira assumiu as Transferências de Competências na área da Saúde no passado dia 1 de outubro. Entre outras condições, ficou acordado que iria ser substituído o aparelho de RX, há muito avariado. Os utentes do Centro de Saúde de Mira que necessitam de exames radiológicos têm constantemente que efetuar deslocações para resolverem a sua situação, cenário que o Município tenta impedir com a aquisição do novo aparelho.

A curto prazo terão início as obras de requalificação do Centro de Saúde e serão submetidas as candidaturas para as obras necessárias nas quatro Extensões de Saúde do Concelho de Mira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE