Portugal

Administração do porto de Aveiro requalifica área do Forte da Barra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 05-03-2024

A Administração do Porto de Aveiro anunciou esta terça-feira, 5 de março, o arranque dos projetos de requalificação e valorização da área do Forte da Barra.

PUBLICIDADE

A requalificação de valorização da área do Forte da Barra compreende a elaboração de vários projetos, com um valor de adjudicação próximo dos 50 mil euros.

De acordo com uma nota de imprensa da administração portuária, será requalificado o denominado edifício JARBA, com a construção nos espaços contíguos de um auditório e salas de reuniões, bem como zona de exposições.

PUBLICIDADE

No âmbito da requalificação, acrescenta, será construído um edifício social, com ginásio, para o Clube do Porto de Aveiro, e um edifício operacional, o Trem Naval, que terá acoplado uma estrutura flutuante, com cerca de 60 metros, para acostagem de embarcações do Departamento de Pilotagem do Porto de Aveiro.

No arranjo urbanístico e paisagístico do jardim do Forte da Barra será construída uma via ciclável e parques para bicicletas e relocalizadas as paragens de autocarro.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção chegará também à sede, que será ampliada, e ao arquivo central do Porto de Aveiro, instalado no Porto de Pesca Costeira.

Relativamente ao “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro”, refere, o objetivo é requalificar o “Edifício 8” para acomodar mais áreas de escritórios para os serviços.

Está também prevista a instalação de um núcleo museológico, entre outras áreas de apoio, enquanto a intervenção no Arquivo Central visa “melhorar a rentabilização do espaço do arquivo e a operacionalidade”.

O prazo de execução do “Projeto de Requalificação do Forte da Barra” é de 100 dias, enquanto é de 60 dias para o “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e de Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro”.

O anúncio do arranque dos projetos surge na sequência de uma reunião realizada na segunda-feira entre a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara de Ílhavo e a equipa projetista que venceu o concurso público.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE