Desporto

Adiós, beso!

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 10-09-2023

Luis Rubiales anunciou hoje a demissão do cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), depois da polémica causada pelo beijo que deu à jogadora Jenni Hermoso, após o final do campeonato do Mundo feminino de futebol.

PUBLICIDADE

“Hoje transmiti ao presidente em funções, Pedro Rocha, a minha renuncia ao cargo de presidente da RFEF. Também informei que fiz o mesmo com o meu cargo na UEFA, para que a minha posição na vice-presidência possa ser substituída”, referiu, numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Rubiales garantiu ainda que vai fazer tudo para que “a verdade prevaleça”, mas que ficar no cargo não era positivo para o futebol espanhol.

PUBLICIDADE

“Depois da rápida suspensão efetuada pela FIFA, mais os restantes procedimentos abertos contra mim, é evidente que não posso voltar ao cargo. Insistir em continuar não vai contribuir em nada de positivo, nem para a federação nem para o futebol espanhol”, acrescentou.

Rubiales beijou Jenni Hermoso na boca, em 20 de agosto, no estadio de Sydney, após a vitória de Espanha no campeonato do mundo de futebol feminino.

PUBLICIDADE

publicidade

A futebolista disse que o beijo não foi consentido, ao contrário do que afirma o presidente da federação. Antes, na bancada do estádio, Rubiales tinha tocado os próprios genitais para celebrar a vitória espanhola.

Os dois comportamentos valeram-lhe queixas do governo de Espanha ao Tribunal Administrativo do Desporto, que decidiu abrir um processo disciplinar a Rubiales, e a suspensão da FIFA do cargo de presidente da federação espanhola, durante 90 dias.

O presidente da RFEF em funções, Pedro Rocha, avançou com a demissão de Jorge Vilda do cargo de selecionador feminino, sendo substituído por Montse Tomé.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE