AAC diz que decisão manter a Garraida é uma afronta à academia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-03-2018

A Associação Académica de Coimbra não admite, em circunstância alguma, qualquer desrespeito pela vontade democrática dos estudantes da Universidade de Coimbra, informa a Direcção geral liderada por Alexandre Amado, na sequência da decisão do Conselho de Veteranos de manter a Garraiada da Queima das Fitas.

PUBLICIDADE

A AAC relembra que “Ao longo de 130 anos de história, gerações e gerações de estudantes mudaram regimes, derrubaram governos, semearam revoluções e fizeram da Académica bandeira de liberdade e de democracia – é essa a nossa única tradição inabalável”.

A posição ontem assumida pela maioria do Conselho de Veteranos é, por isso, uma afronta direta à nossa história coletiva, ao nosso símbolo e assim a cada um dos estudantes da Universidade de Coimbra, considera a Académica.

PUBLICIDADE

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra reafirma categoricamente a decisão inequívoca tomada pelos estudantes no referendo do passado dia 13 de março e partilhada unanimemente pela Comissão Central da Queima das Fitas.

Entretanto,a AAC convocou uma conferência de imprensa para o dia 3 de abril, a realizar pelas 12h00 no edifício da Associação Académica de Coimbra, na qual a Direção-Geral “prestará informações relativamente às múltiplas questões de ordem financeira e programática que se têm suscitado quanto à presente e às anteriores edições e anunciará publicamente as ações que levará a cabo para a reforma estrutural que se impõe na Queima das Fitas”.

PUBLICIDADE

publicidade
Até lá, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra reforça que fará cumprir intransigentemente a decisão democrática dos estudantes e que a defenderá até às últimas consequências.

 

garraiada

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decidiu ontem, em reunião, que a Garraiada permanece na Queima das Fitas de Coimbra, indo contra a decisão do referendo, onde 70,7% dos estudantes votaram pelo seu fim.

Notícias de Coimbra apurou que o resultado da votação que decorreu esta noite foi de 14 veteranos contra a aceitação do que foi expresso em referendo e 11 veteranos pela aceitação do resultado do referendo, tendo os outros 2 presentes optado pela abstenção.

NDC sabe que João Luís Jesus, o Dux Veteranorum, votou a favor da decisão dos estudantes, isto é, contra a continuidade da garraiada.

A decisão do Conselho de Veteranos, em reunião, “foi a de que a garraiada vai continuar no programa da Queima das Fitas”, disse à agência Lusa o Dux Veteranorum (líder do organismo), João Luís Jesus, referindo que estiveram presentes na votação 27 veteranos.

O Dux Veteranorumafirmou também disse que tem “considerações a fazer sobre esta decisão”, mas que apenas na sexta-feira irá prestar declarações sobre a votação, após analisar a situação e reunir com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) e a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

No referendo promovido a 13 de março, com uma participação de 5.638 estudantes, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas.

À pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 70,7% dos estudantes que participaram no referendo responderam “Não”, 26,7% “Sim”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE