Saúde

A sua pele está a descamar? 9 dicas para tratar do assunto

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 17-08-2023

A pele a descamar é frequente quando os cuidados de hidratação não foram cumpridos, tanto no verão como no inverno. Alguém não cuidou de si como devia…

PUBLICIDADE

Exposição solar em excesso, ar condicionado, aquecedores e falta de ingestão de água são alguns dos fatores que contribuem para uma pele com aspeto pouco saudável, revela a farmacêutica do Vida Ativa, Rita Teixeira.

No entanto, há várias formas de evitar que a pele fique áspera, rachada e com sensação de repuxar. Não é fácil definir a causa, já que na maior parte dos casos é um acumular de vários fatores que levam a essa consequência. No entanto, a desidratação da pele, seja por beber pouca água ou pelo calor, o uso de produtos corporais e de rosto inadequados como os sabonetes, o hábito de tomar muitos banhos e muitas vezes, com água muito quente, são alguns dos mais comuns.

PUBLICIDADE

Na altura do verão também é normal que se veja a pele a descamar mais vezes, uma vez que tem a tendência a ficar mais bronzeada e necessita de cuidados especiais. É importante salientar que este processo também pode ser consequência de uma doença crónica de pele.

Dentro das doenças mais comuns, podem destacar-se a “dermatite atópica e de contacto, lúpus eritematoso sistémico, psoríase, hipotiroidismo e queratose pilar”, lê-se no artigo.

PUBLICIDADE

publicidade

Contudo, na maioria das vezes, para evitar este processo basta uma mudança de alguns hábitos. Em caso de doenças de pele, será necessário realizar tratamentos específicos. No entanto, cada caso é um caso e só o dermatologista está indicado para diagnosticar, aconselhar e receitar o melhor tratamento.

Dependendo das causas, poderá ser possível ou não evitar esta descamação. Se a causa for alguma doença, então dificilmente conseguirá evitar, uma vez que o problema está relacionado com a predisposição genética, alerta Rita Teixeira.

Se por outro lado, for causada pelo stress, exposição solar, álcool entre outras, é importante minimizar estes fatores, mantendo uma alimentação variada e saudável e bebendo muita água. Além de tudo isto, é importante que tenha uma rotina diária de limpeza e hidratação da pele de acordo com o seu problema e tipo de pele.

As dicas para evitar o processo de descamar, segundo a profissional do Vida Ativa:

1.Banhos: Evitar banhos múltiplos ao longo do dia, com água muito quente e demorados.

2. Sabonetes: Não utilizar sabonetes muito abrasivos e não ensaboar muitas vezes.

3. Cremes: Todos de acordo com o seu tipo de pele, especialmente após o banho e a exposição solar.

4. Máscaras caseiras hidratantes: De acordo com a composição da sua pele são ótimas opções para cuidar de si. Para peles mais secas, o óleo de coco, abacate e mel podem ser ótimas opções. Para peles mais secas, pepino e aloé vera são boas opções, aconselha a farmacêutica.

5. Sol: Apanhar sol não é sinónimo de queimadura solar. Assim, é importante deixar que a sua pele esteja exposta ao sol, com proteção e nas horas de menos calor.

6. Escaldões: Evitar os escaldões na praia, utilizando sempre protetor solar e evitando o sol direto entre as 12:00 e as 16:00, altura em que a radiação UV está mais forte e pode causar mais danos na pele.

7. Protetor solar: Sempre que sai de casa, seja verão ou inverno, usar protetor solar pelo menos no rosto, de forma a reduzir o envelhecimento precoce.

8. Ar condicionado e aquecimento: Usar com moderação os aparelhos ou formas de aquecer/arrefecer a casa tais como aquecedor, ar condicionados, desumidificador e lareira, que acabam por retirar humidade, causam uma pele mais seca.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE