Coimbra

A “realeza” está em Coimbra. Saiba por onde andaram

Susana Brás | 5 meses atrás em 02-12-2023

Os Duques de Coimbra, Maria Francisca e Duarte Martins, estão até segunda-feira, 4 de dezembro, na cidade dos estudantes.

PUBLICIDADE

A visita do casal recém-casado começou com o “almoço de conjurados” no Hotel Quinta das Lágrimas. Aos olhos das cerca de 70 pessoas saltou a simpatia dos jovens, que agradeceram a hospitalidade e a generosidade.

A iniciativa foi promovida pela Real Associação de Coimbra, com a adesão das Reais Associações de Viseu e da Beira Litoral (Aveiro), bem como de simpatizantes monárquicos, oriundos de Guimarães (Grã Ordem Afonsina).

PUBLICIDADE

“Estamos radiantes por estar em Coimbra” refere a Infanta Maria Francisca, prometendo “vir mais vezes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Seguiu-se um momento de homenagem junto ao túmulo de D. Afonso Henriques, na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, promovida pela Grã Ordem Afonsina, de Guimarães. O momento marca as comemorações do 838.º aniversário da morte do Rei Fundador, que se assinala no dia 6.

Na sua intervenção, a infanta Maria Francisca fez questão de agradecer a oportunidade de estar em Coimbra, garantindo: “Serei a vossa advogada”.

O dia terminou no Paço Episcopal com os duques a serem recebidos pelo bispo de Coimbra. A infanta Maria Francisca e o marido chegaram sorridentes para este encontro que estava marcado para a manhã deste sábado, mas acabou por acontecer só ao final da tarde.

D. Virgílio Antunes acabaria por abençoar o casal, desejando que “sejam muito felizes”.

Recorde-se que esta é a primeira visita a Coimbra dos duques, desde o seu casamento, que aconteceu em outubro.

A visita é uma organização da Confraria da Rainha Santa Isabel.

O segundo dia, domingo, 3 de dezembro, em Coimbra começa com uma missa na Igreja da Rainha Santa Isabel, a partir das 11:00. Antes da cerimónia religiosa decorre o ato de investidura dos Duques de Coimbra como Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel, participando no cortejo solene de entrada na Igreja desde o Coro Baixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Às 15:00 está marcada uma visita ao Carmelo de Santa Teresa que inclui uma audiência com as Irmãs Carmelitas, seguindo-se, às 17:00, uma visita guiada dos Duques de Coimbra ao Convento de Santa Clara-a-Nova.

A partir das 18:00 haverá um concerto na Igreja da Rainha Santa Isabel, pela Orquestra Clássica do Centro.

Na segunda-feira, a infanta Maria Francisca e o marido vão visitar, a partir das 11:00, a Câmara Municipal. Seguindo-se uma visita à anexa Igreja do Mosteiro de Santa Cruz e aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.

Às 15:00 decorre uma audiência na Reitoria da Universidade de Coimbra, seguida de visita à Real Capela de São Miguel, à Biblioteca Joanina e à Sala dos Capelos.

Veja a fotogaleria, mais fotos no facebook:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE