Coimbra

Infanta Maria Francisca: “Rezar no Carmelo! Tem muito significado voltar lá com o meu marido”

Susana Brás | 5 meses atrás em 02-12-2023

Os duques de Coimbra, Maria Francisca e Duarte Martins, estão até segunda-feira, 4 de dezembro, na cidade dos estudantes,  com um programa intenso de atividades, que começou no Hotel Quinta das Lágrimas com o “Almoço de Conjurados”.

PUBLICIDADE

A iniciativa, que marca o arranque da estadia do casal recém-casado, foi promovida pela Real Associação de Coimbra, com a adesão das Reais Associações de Viseu e da Beira Litoral (Aveiro), bem como de simpatizantes monárquicos, oriundos de Guimarães (Grã Ordem Afonsina).

“Estamos radiantes por estar em Coimbra” refere a Infanta Maria Francisca, prometendo “vir mais vezes”.
A filha dos duques de Bragança sublinha que está ansiosa para voltar ao Carmelo de Santa Teresa que inclui uma audiência com as irmãs carmelitas. A visita ocorre na tarde deste domingo, 3 de dezembro.

PUBLICIDADE

“Rezar no Carmelo com as irmãs carmelitas que me viram crescer. Tem muito significado voltar lá com o marido”, frisa.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que esta é a primeira visita a Coimbra da infanta Maria Francisca e o marido, Duarte Martins, desde o seu casamento, que aconteceu em outubro.

A iniciativa foi organizada pela Confraria da Rainha Santa Isabel.

Após o almoço segue-se pelas 16:00, um momento de homenagem junto ao túmulo de D. Afonso Henriques, na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, promovida pela Grã Ordem Afonsina, de Guimarães. O momento marca as comemorações do 838.º aniversário da morte do Rei Fundador, que se assinala no dia 6.

Ainda esta tarde, recordando a mesma efeméride e igualmente promovida pela Grã Ordem Afonsina, de Guimarães, haverá na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra uma conferência subordinada ao tema “Papel da Igreja na História da Fundação de Portugal”, que conta com comunicações de Saúl António Gomes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do padre Dr. André Maurício Reis da Silva (alusiva a S. Teotónio) e do bracarense Dr. Rui Ferreira (relacionada com a vida diplomática de D. João Peculiar).

A terminar o dia os duques de Coimbra serão recebido pelo bispo D.Virgílio Antunes.

Uma missa na Igreja da Rainha Santa Isabel, a partir das 11:00, marca o início do programa de domingo, 3 de dezembro. Antes da cerimónia religiosa decorre o ato de investidura dos Duques de Coimbra como Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel, participando no cortejo solene de entrada na Igreja desde o Coro Baixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Às 15:00 está marcada uma visita ao Carmelo de Santa Teresa que inclui uma audiência com as Irmãs Carmelitas, seguindo-se, às 17:00, uma visita guiada dos Duques de Coimbra ao Convento de Santa Clara-a-Nova.

O segundo dia da visita termina, a partir das 18:00, com um concerto na Igreja da Rainha Santa Isabel, pela Orquestra Clássica do Centro.

Na segunda-feira, a infanta Maria Francisca e o marido vão visitar, a partir das 11:00, a Câmara Municipal. Seguindo-se uma visita à anexa Igreja do Mosteiro de Santa Cruz e aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.

Às 15:00 decorre uma audiência na Reitoria da Universidade de Coimbra, seguida de visita à Real Capela de São Miguel, à Biblioteca Joanina e à Sala dos Capelos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE