Opinião

A mão” (in)visível de Marcelo

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 05-04-2024

Em Outubro de 2021, o então secretário-geral adjunto do PSD, Hugo Carneiro, divulgava, no diário Público, um artigo de opinião acerca de Marcelo Rebelo de Sousa intitulado “A mão visível que actua” no partido.

PUBLICIDADE

(…) “para um militante do PSD, como sou, relativamente descomprometido, muitas das atitudes ou intervenções do Presidente [da República] sempre me pareceram favorecer mais o PS e o seu Governo minoritário (o segundo de António Costa) do que verdadeiramente reflectirem uma acção isenta de gestão dos equilíbrios do Estado e com respeito total pela autonomia dos partidos, dos seus militantes e dos seus processos internos próprios”, escreveu o então dirigente partidário.

Para que se perceba, prosseguiu o articulista, em 2021, “o PR admite ter iniciado contactos que visavam, à revelia do líder da oposição, [então] Rui Rio, levar a que os deputados social-democratas da Madeira ou outros deputados do PSD pudessem pela ausência ou voto a favor viabilizar um Orçamento do Estado” proposto pelo segundo Governo de Costa.

PUBLICIDADE

Curiosamente, o Público remeteu, esta sexta-feira, na rubrica “Soundbite”, para a hipótese de o PR ter acabado de vetar dois nomes para secretários de Estado.

Na medida em que perguntar não ofende, ocorre-me questionar se algum dos nomes eventualmente vetados por Rebelo de Sousa será o de Hugo Carneiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Talvez nunca saibamos; mas, se a resposta à pergunta for afirmativa, existe a mão (in)visível de Marcelo a actuar no PSD e poder-se-á dizer que, pela boca, “morreu” Carneiro.

OPINIÃO | RUI AVELAR – JORNALISTA

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE