Extra

A importância de um bom recrutamento: como recrutar melhor e ser mais eficiente

Conteúdo Patrocinado | 8 meses atrás em 19-10-2023

O procedimento de recrutamento para qualquer empresa é um procedimento que tem que ser levado a cabo com muito cuidado para ser assertivo e encontrar a pessoa ideal no primeiro contrato que fizer. É obviamente um assunto sensível, porque a pessoa errada a ser recrutada pode atrasar a evolução da sua empresa durante semanas ou até meses. 

PUBLICIDADE

Para acertar na pessoa certa existem algumas técnicas que pode ter em conta, especialmente no setor automóvel que é um setor que requer capacidades específicas e uma análise de um currículo desta área é por vezes um pouco complexa.

Por isso, tenha em conta as seguintes informações sobre como selecionar o melhor currículo possível na indústria automóvel, que poderá também adaptar a outras indústrias:  

PUBLICIDADE

A experiência importa, mas a motivação também

O fator de experiência é sem dúvida o principal, mas por outro lado não tem de ser necessariamente um fator de exclusão. Por exemplo, se procura uma pessoa para uma linha de montagem essa pessoa poderá não ter necessariamente muita experiência, mas tem que ter vontade em aprender, e ter uma atitude proativa e um bom espírito de trabalho em equipa. Por outro lado, se for uma pessoa para um cargo de direção e gestão, é necessária experiência para esse cargo. Recordemos que segundo o site grandeconsumo.com, foi recentemente contratado para Senior Vice President EU Category Management da Autodoc uma pessoa que trabalhava na Amazon e levou consigo 25 anos de experiência, o que revela a necessidade de ter em conta a experiência previa para contratos desta função.

Portanto, dependendo da função, deverá encontrar um misto de experiência e motivação para encontrar a pessoa correta.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Regalias salariais (e não só)

Quando uma empresa contrata para uma determinada função, deve ter o salário do colaborador em mente, mas também aquilo que terá que pagar de impostos. No entanto hoje em dia muitas pessoas que procuram um novo emprego estão também à procura de regalias adicionais, como por exemplo simplesmente um dia de férias extra que pode ser o dia do aniversário, ou um seguro de saúde.

Se a área para a qual está a recrutar tem dificuldade de recrutamento, terá de oferecer mais regalias para cativar o seu futuro trabalhador a querer trabalhar consigo. No entanto, se por outro lado é uma área com bastante procura, acreditamos que as regalias possam ser menos, considerando que que várias pessoas vão efetuar uma candidatura.

Aqui, tal como no ponto anterior, deverá encontrar um balanço entre aquilo que pode oferecer a mais ao seu novo colaborador e aquilo que os colaboradores esperam da sua empresa.

Análise de CV detalhada

Uma análise do currículo detalhada é a chave para encontrar a pessoa certa. Não só deverá ter em conta a experiência como também a forma como a pessoa se mostra ao mundo do trabalho. Por exemplo se estiver a procurar uma pessoa para área de design a forma como o currículo é apresentado diz muito sobre o trabalho que a pessoa pode desenvolver para si. Se por outro lado estiver a procurar um engenheiro, muito provavelmente o “desenho” do currículo terá menos relevância.

É necessário também consultar a contribuição que cada currículo pode dar a sua empresa e também aquilo que já fizeram no passado, e combinar a experiência do passado com a sua visão do lugar que vai ser ocupado na sua empresa para o futuro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE