Vamos

“A Grande Emissão do Mundo Português” vai andar em digressão. Saiba onde

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 29-03-2024

Imagem: Foto Carlos Gomes

A peça “A Grande Emissão do Mundo Português” vai ser apresentado em algumas freguesias de Coimbra. Esta digressão do Teatrão marca o arranque do projeto “3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura”.

PUBLICIDADE

Depois de uma temporada de celebração dos 30 anos do Teatrão na Oficina Municipal do Teatro (OMT), o espetáculo “A Grande Emissão do Mundo Português” vai sair em digressão.

Um projeto inspirado pelas campanhas do Movimento das Forças Armadas (MFA e que procura trabalhar o acesso cultural das populações deslocadas dos centros urbanos.

PUBLICIDADE

A primeira apresentação tem lugar a 6 de abril, pelas 21:30, no Centro Cultural e Recreativo de Assafarge. Um dia depois, pelas 19:00, é a vez da Associação Cultural de Vilarinho.

A próxima paragem acontece a 13 de abril, às 21:30, na Associação da Zouparria. A 14 de abril, pelas 18:00, é a vez do Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 21 de abril, pelas 17:00, a peça irá passar pelo Centro Cultural de Zouparria do Monte.

Além da digressão, o projeto inclui um seminário/exposição cocriado com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, que decorrerá a 25 de maio.

Serão ainda criados conselhos de freguesia que, a partir de junho, se vão reunir para que o trabalho deste seminário seja mostrado e discutido.

A partir daqui, pretende-se ter um trabalho continuado de ligação e proximidade com as populações da União das Freguesias de Assafarge e Antanhol, da Junta de Freguesia de Brasfemes, da Junta de Freguesia de São Silvestre, da Junta de Freguesia de Ceira e da União de Freguesias de Souselas e Botão – freguesias parceiras na realização deste programa.

Mais informação sobre os locais de apresentação e reservas através de https://tinyurl.com/Digressao3DES ou dos seguintes contactos do Teatrão: 912 511 302, 239 714 013 e o mail info@oteatrao.com.

Recorde-se que “A Grande Emissão do Mundo Português” é um espetáculo criado em 2018 pelo Teatrão que nos confronta com o papel da rádio na propaganda do Estado Novo.

Num estúdio da Emissora Nacional, cinco trabalhadores levam a cabo um programa que dura 21 anos de vida de um país, numa hora e meia de emissão.

O seu início, em 1940, é marcado pela mudança na direção da Emissora: a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro.

O programa passa então a ser coproduzido com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando “educar sem aborrecer a nação”.

O público em estúdio assiste ao programa, que segue um alinhamento variado, com bonitas atrações para entreter as famílias e não aborrecer, nunca aborrecer nem sair do lugar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE